Orientações para realização de atividade - Slides das aulas
Leia o texto e as indicações abaixo e responda:
1) Qual a diferença entre transtorno e dificuldade de aprendizagem.
2) O que o professor pode fazer para fazer para auxiliar adequadamente um aluno com transtorno e/ou dificuldade de aprendizagem?
3) Institucionalmente, qual o papel da escola para ajudar seus alunos com transtornos/dificuldades de aprendizagem?
Data de entrega: 23/08
E-mail para envio da atividade: profmarceloclemente@gmail.com
Segue link de slides das aulas:
Slides de aulas:
Slides: Aula - Transtornos do desenvolvimento - Prof. Marcelo Clemente
Slides de aulas:
Slides: Aula -Transtornos do desenvolvimento - Sistema Nervoso - Prof. Marcelo Clemente
Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações. O diagnóstico inclui avaliações médicas, psicológicas, intelectuais, educacionais, de fala e linguagem.
Os transtornos de aprendizagem podem afetar o poder que uma pessoa tem de aprender. Em especial, os que mais costumam sofrer com essa condição são as crianças que ainda estão no período escolar.
No entanto, também vemos que os adultos sofrem com isso. No caso dos adultos, esse transtorno se torna aparente quando não são tratados ao longo do tempo.
A Aprendizagem de forma geral envolve diversas esferas, sejam elas sociais, biológicas ou até mesmo cognitivas. Dentro desta abordagem, também existem os Transtornos de Aprendizagem ou Dificuldades de Aprendizagem, que atualmente afetam um número expressivo de pessoas, sendo percebidos, principalmente na infância. Esses distúrbios, de acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – 5ª Edição) são distintos e podem ser classificados como leves, moderados ou graves, gerais ou específicos, de curta ou longa duração.
Causas do Transtorno de Aprendizagem
Ainda segundo o DSM-5, a origem do Transtorno de Aprendizagem é intrínseca ao aspecto biológico, por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento. Além disso, a condição pode estar associada a fatores genéticos, ambientais e epigenéticos, o que também afeta a capacidade do cérebro de assimilar as informações tanto verbais como não verbais.
Além de ressaltar que as causas do Transtorno de Aprendizagem podem ser multifatoriais, o DSM-5 preconiza que alguns fatores não podem ser levados em consideração como consequência do distúrbio, por exemplo:
- Doença cerebral ou traumatismo;
- Comprometimento visual ou auditivo;
- Falta de oportunidade em aprender;
- Mudanças escolares (ocasionando descontinuidade educacional).
Gestação
A fase gestacional é muito importante para o desenvolvimento cerebral do feto. É nesta etapa que também ocorre à construção, conexão, aquisição e a atribuição de significados à aprendizagem. Baseando-se nisso, alguns estudos têm vinculado (lembrando que ainda é apenas uma hipótese) o Transtorno de Aprendizagem ao período da gestação. Desta forma, qualquer aspecto que influencie neste desenvolvimento, está propenso a impactar no surgimento do Transtorno de Aprendizagem, normalmente percebido no período escolar.
Tipos de Transtornos de Aprendizagem
Existem alguns Transtornos de Aprendizagem que são mais comuns, como:
- Transtorno da Leitura, também conhecido como Dislexia é caracterizado quando o indivíduo possui problemas de identificação no reconhecimento das palavras, decodificação e ortografia;
- Transtorno de Escrita, como o próprio nome já diz, está relacionado a problemas que abrangem a construção da ortografia e caligrafia;
- Transtorno de Matemática, tecnicamente conhecido como Discalculia, é quando a criança apresenta dificuldade em entender conceitos relacionados a números, símbolos ou funções necessárias normalmente para a matemática.
Sinais e Alertas
O processo para reconhecer e distinguir o “transtorno” da “dificuldade” pode ser complexo. Porém, alguns sinais que demandam atenção, podem indicar o Transtorno de Aprendizagem. Grande parte das crianças, por exemplo, apresenta um ou mais comportamentos alternadamente relacionados ao aprendizado. Porém, caso eles persistam, é a hora de buscar ajuda profissional, pois somente desta forma, os sintomas poderão ser identificados e definidos como Transtorno de Aprendizagem.
Tratamento
Quando não consegue aprender, geralmente a criança é taxada de preguiçosa, desinteressada e negligente, o que causa grande sofrimento e prejuízos psicológicos. Mas, é importante novamente ressaltar que o Transtorno de Aprendizagem tem tratamento, e que os afetados pela condição, muitas vezes precisam apenas de estratégias individuais, atenção, métodos de ensino adequados, estímulos positivos e tratamento psicológico/psiquiátrico para avançar na aprendizagem.
Por isso, quando houver qualquer suspeita de que uma criança possua um Transtorno de Aprendizagem, o ideal é que o responsável a direcione para uma avaliação diagnóstica multidisciplinar envolvendo diferentes especialistas com formação na área da aprendizagem, como psiquiatras, fonoaudiólogos, psicólogos, neuropsicólogos e psicopedagogos.
Os tratamentos sugeridos podem ser por meio de:
- Intervenção psicopedagógica;
- Intervenção fonoaudiológica;
- Programas educativos especiais;
- Medicamentos (para casos mais acentuados).
Fazer todo o possível para ajudar um filho nesta condição é natural, mas antes de optar por qualquer tratamento ou por “terapias alternativas”, consulte um profissional capacitado que oriente sobre a melhor forma de tratamento, considerando individualmente o paciente e o tipo de Transtorno de Aprendizagem.
Textos para leitura:
https://blog.saseducacao.com.br/transtornos-de-aprendizagem/
https://lumaensino.com.br/blog/transtorno-de-aprendizagem-o-que-e-causa-tipo-tratamento-e-muito-mais/
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