domingo, 18 de abril de 2010

SP: pesquisa aponta que professores sofrem de fadiga vocal

Na véspera do dia mundial da voz, dia 16/04,a Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas divulgou pesquisas que apontam que cerca de 60 a 80% dos professores que trabalham nas escolas particulares e públicas sofrem de fadiga vocal. Os trabalhos foram realizados para diagnosticar como anda a saúde vocal dos professores da região.

Foram observadas dificuldades quanto a rouquidão e perda de voz. Cerca de 95% dos professores admitiram que têm frequentes alterações na voz, inclusive a perda da voz.

O estudo indica problemas relacionados a saúde vocal na categoria. O percentual de professores que mesmo tendo vários sintomas constatados não procuram a ajuda de especialistas é baixo. As pesquisas ainda comprovam entre os entrevistados outros sinais como falhas na voz, garganta seca, tensão no pescoço, coceira na garganta, entre outros.

A Clínica de Fonoaudiologia da PUC-Campinas oferece, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, terapia fonoaudiológica, exames de ouvido e exames audiométricos. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3729-6843 e 3729-6844.

Nenhum comentário:

Postar um comentário