quinta-feira, 7 de julho de 2011

Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Hospitalar


Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Hospitalar - Centro Universitário São Camilo.

Trata-se de uma Pedagogia do presente, centrando-se na situação emergencial e transitória do educando hospitalizado, criando a oportunidade de interação com o enfermo, equipe hospitalar, família e escola. É uma nova realidade de atuação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, pois envolve saberes em prol da vida. Para tanto, o profissional que pretende atuar na educação hospitalar necessita de uma formação diferenciada para desenvolver propostas pedagógicas flexíveis, tendo em vista o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e adolescente hospitalizados.

Diferenciais do curso:
Possui uma proposta pedagógica atualizada; corpo docente especializado e atuante nas áreas da educação e da saúde; horas destinadas a estágios orientados com profissionais que atuam diretamente em hospitais reconhecidos; promoção anual de fóruns relacionados à temática Pedagogia Hospitalar, com nomes de expressividade na área.

Público-alvo:
Professores, pedagogos, professores de classes hospitalares, psicopedagogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e profissionais de áreas afins.

Coordenadora:
Lucy Fernandes – pedagoga, doutora em Educação, coordenadora dos cursos de Gestão Educacional, Pedagogia Hospitalar e graduação em Pedagogia do Centro Universitário São Camilo.

Áreas de atuação:
Hospitais infantis e brinquedotecas (planejamento pedagógico).

Principais disciplinas:
• Aspectos Legais das Classes Hospitalares;
• Aprendizagem e Desenvolvimento;
• Estruturas Lúdicas de Aprendizagem;
• Brinquedoteca Hospitalar;
• Arte e Educação: Qualidade de Vida, Serviços em Saúde, Humanização na Educação Hospitalar;
• Psicanálise da Criança e do Adolescente.

Carga Horária:
536 horas (368 horas de aulas teóricas, 48 horas de estágio orientado e 120 horas de trabalho de conclusão de curso).

Dias da semana, horários e locais:
2ª e 4ª das 19h00 às 22h30 (Campus Pompeia).

Vagas:
35

Duração:
14 meses

Início:
Agosto de 2011
Desconto de 12% nas mensalidades para ex-alunos de graduação da São Camilo (o valor da matrícula será integral)

Informações: http://www.saocamilo-sp.br/novo/posgraduacao/pedagogia-hospitalar.php

Curso de Extensão - Prática Pedagógica em Instituições de Saúde Centro Universitário São Camilo - Excelência em cursos na área da Saúde

Imperdível - Curso de Extensão - Prática Pedagógica em Instituições de Saúde
Centro Universitário São Camilo - Excelência em cursos na área da Saúde

Aprimore seus conhecimentos na área, que requer profissionais especializados e atualizados.
O curso de Extensão em Prática Pedagógica em Instituições de Saúde tem como objetivo desenvolver habilidades e competências para atuar em classes hospitalares ou atendimento domiciliar, possibilitando a compreensão do trabalho educacional no âmbito hospitalar, visando assim a elaboração de estratégias para a respectiva atuação. Além disso, o curso discute a importância do planejamento, das práticas pedagógicas e as especificidades essenciais voltadas para a qualificação de professores e futuros professores para a atuação com o aluno hospitalizado, à luz dos referenciais teóricos metodológicos da área em questão. Dessa forma, promove o reconhecimento da importância da prática interdisciplinar, fundamentando-se na multiplicidade de saberes sem perder de vista a dimensão ética do trabalho.

Diferenciais do curso:
O curso debruça-se no paradigma de que todos têm direito à educação e à saúde, buscando aliar estes à promoção da qualidade de vida do público-alvo (crianças, jovens e adolescentes em situação de internação), garantindo, assim, os princípios da educação nacional e o acesso e a permanência no processo educacional.
Público-alvo:
Alunos e graduados em cursos de licenciatura.

Currículo modular:
• Módulo I — Políticas Públicas e Legislação da Classe Hospitalar;
• Módulo II — Ensino e Aprendizagem no Ambiente Hospitalar;
• Módulo III — Saberes Específicos da Prática Pedagógica Hospitalar: Identidade Profissional.

Carga horária:
64 horas.

Duração:
Três meses.

Dias, horário e local:
Sábados, das 7h30 às 16h30, no Campus Pompeia 1 do Centro Universitário São Camilo.

Início:
Agosto de 2011

Coordenação:
Lucy Fernandes — pedagoga, doutora em Educação, coordenadora dos cursos de Gestão Educacional, Pedagogia Hospitalar e graduação em Pedagogia do Centro Universitário São Camilo

Informações: http://www.saocamilo-sp.br/novo/eventos-noticias/pratica-pedagogica-em-instituicoes-de-saude.php

Fones: (11) 2588-4000 ; (11) 2588-4091

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Anais do Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar




Com muita alegria indico o site do Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, evento promovido pelo Departamento de Pediatria/UNIFESP e Instituto de Oncologia Pediátrica- Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer/UNIFESP.
No site você encontrará os Anais do Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, com muita informação e conteúdo das palestras e trabalhos apresentados. Destaco a palestra de abertura com o tema: Atendimento Escolar Hospitalar e Inovação em Educação e Saúde, ministrada pelo Prof. Dr. Livre-Docente Marcos Tarciso Masetto PUC-SP, UPM-SP. Vale a pena conferir!

Agradeço a gentileza do envio do endereço eletrônico à Profª Drª Amália Covic, minha querida professora do programa de mestrado em Educação e Saúde na Infãncia e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Acesse:

https://sites.google.com/site/afnaeh/

O II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, realizado em novembro de 2010, destina-se ao incremento de debates teórico-metodológicos de experiências concretas em ações de educação no âmbito do atendimento escolar hospitalar. Enquanto espaço nacional de participação coletiva, é representante de bons exemplos da capacidade de grupos de profissionais da Educação e da Saúde organizarem e proporem rumos de trabalho e opções válidas para governos e governantes, quanto à elaboração e à implementação de políticas públicas.
Compõem a edição do Fórum, os grupos de trabalhos: Políticas Públicas, Currículo e Multiprofissionalidade em Educação e Saúde.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Curso de Primeiros Socorros para Educadores

Nos meses de maio e junho, estou ministrando um curso de Primeiros Socorros, dentro de um curso de formação de Educadores.

Penso que dentro da grade curricular de todos os cursos superiores deveríamos ter uma disciplina, ou disciplinas optativas que abrodassem as práticas de Primeiros Socorros.

Abaixo algumas fotos do curso ora ministrado, nas dependências do Colégio Santa Marina.



Prof. Marcelo demonstrando a Manobra de Heimlich - Manobra de Primeiros Socorros para liberação das vias aéreas- Sufocação/engasgamento com objeto ou alimento - Pessoa sem o auxílio de outras pessoas - Curso de Primeiros Socorros para Educadores.



Prof. Marcelo demonstrando a Manobra de Heimlich - A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho.


Prof. Marcelo ensinando a técnica de RCP - Ressucitação cardio pulmonar - manobra realizada na tentativa de reanimar uma pessoa vítima de parada cardíaca - Curso de Primeiros Socorros para Educadores, segundo os novos protocolos de Atendimento da American Heart Association.



Prof. Marcelo ensinando a técnica de RCP - Ressucitação cardio pulmonar - manobra realizada na tentativa de reanimar uma pessoa vítima de parada cardíaca - Curso de Primeiros Socorros para Educadores



Alunas aprendendo a realizar a manobra de Heimlich em Bebês


Alunas demonstrando a Manobra de Heimlich.

Para informações sobre a realização do curso em sua escola, faculdade ou empresa, entrar em contato com o Prof. Marcelo - e-mail: marcelorhema@gmail.com

Música pela Cura - 2011 - Sala São Paulo - Participe!

Clique na imgem para ampliar.

Curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar




O curso de Pós-graduação em Pedagogia Hospitalar proporciona uma nova possibilidade de trabalho para o educador dentro do ambiente hospitalar. Trata-se de uma Pedagogia do presente, centrando-se na situação emergencial e transitória do educando hospitalizado, criando a oportunidade de interação com o enfermo, equipe hospitalar, família e escola. É uma nova realidade de atuação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, pois envolve saberes em prol da vida. Para tanto, o profissional que pretende atuar na educação hospitalar necessita de uma formação diferenciada para desenvolver propostas pedagógicas flexíveis, tendo em vista o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e adolescente hospitalizados.

Público-alvo:
Egressos dos cursos de Pedagogia, Letras, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, professores de Educação Especial e psicopedagogos que tenham interesse na área.

Áreas de atuação:
Hospitais infantis e brinquedotecas (planejamento pedagógico).

Diferenciais do curso:
Possui uma proposta pedagógica atualizada; corpo docente especializado e atuante nas áreas da educação e da saúde; horas destinadas a estágios orientados com profissionais que atuam diretamente em hospitais reconhecidos; promoção anual de fóruns relacionados à temática Pedagogia Hospitalar, com nomes de expressividade na área.

Disciplinas:
Aspectos Legais das Classes Hospitalares; Bioética; Didática e Metodologia do Ensino Superior; Aprendizagem e Desenvolvimento; Estruturas lúdicas de aprendizagem; Brinquedoteca Hospitalar; Metodologia da Pesquisa Científica; Arte e Educação: Qualidade de vida, Serviços em saúde, Humanização na Educação Hospitalar; Psicanálise da criança e do adolescente; Programa de Saúde; Relacionamento Interpessoal e Comunicação e Hospitalização e Ruptura do Cotidiano.

Carga Horária:
536 hora (368 horas de aulas teóricas, 48 horas de estágio orientado e 120 horas de Trabalho de Conclusão de Curso).

Dias da semana, horários e locais:
2ª e 4ª das 19h00 às 22h30 (Campus Pompéia).

Vagas:
35

Duração:
14 meses (368 horas de aulas teóricas e 100 horas de monografia).

Desconto de 12% nas mensalidades para ex-alunos de graduação da São Camilo (o valor da matrícula será integral).

Coordenadora:
Profa. Dra. Luci Fernandes - Pedagoga, doutora em Educação, coordenadora dos cursos de Gestão Educacional, Pedagogia Hospitalar e graduação em Pedagogia do Centro Universitário São Camilo.

Maiores Informações:http://www.saocamilo-sp.br/novo/posgraduacao/pedagogia-hospitalar.php

Central de Relacionamento (11) 2588-4043 (11) 2588-4088

segunda-feira, 23 de maio de 2011

11º Seminário de Atendimento em Classes Hospitalares


Dia 21 de maio de 2011, o Hospital A.C Camargo promoveu o 11º Seminário de Atendimento em Classes Hospitalares.


Eu e equipe de professoras do Hospital A.C. Camargo.

Foi muito bom participar desse evento e aprender ocm colegas que atuam na mesma área. Conhecer a experiência de outras instituiições é extramamente importante para revermos nossa prática de uma maneira reflexiva.




A carga horária do curso foi de 8 horas.

Público alvo: Professores, pedagogos e estudantes de pedagogia.


O Programa foi extremamente rico e abordou os seguintes tópicos:
- Panorama das classes hospitalares no Brasil
- Políticas públicas e legislação
- Construção do projeto pedagógico
- Estrutura e organização
- Brinquedoteca
- Adoecimento e hospitalização
- Morte e enfrentamento
- Aspectos clínicos e organizacionais do adoecimento
- Acompanhamento escolar


Foi muito bom participar desta seminário! Todos que trabalham com Educação, devem valorizar a formação permanente, como um instrumento precioso de atualização.

Um grande abraço às queridas professoras da Escola Especializada Schester Heine do Hhospital A.C. Camargo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

I Simpósio sobre Classes Hospitalares no INCA

Data
14 de abril de 2011

Público-alvo
Profissionais e Estudantes da Área de Saúde e Educação

Vagas
170 (Público externo)
50 (Público interno)

Taxa de Inscrição
Público externo: R$ 50,00
Público interno: Isento

Inscrições
De 22/9/2010 a 08/04/2011

Local
Auditório Moacyr Santos Silva
Hospital do Câncer I / 8º andar
Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - Rio de Janeiro

PROGRAMAÇÃO

8h30 - 9h - Credenciamento
9h - 9h30 - Cerimônia de abertura
9h30 - 10h - Dez anos de saúde escolar no ambiente hospitalar
Rosane M dos Santos - Profª da Classe Hospitalar INCA
10h - 11h10 - Painel: Quem é o professor que atua no hospital?
Renata Salles D`Acri - Coordenadora de Equipe do Instituto Helena Antipoff/RJ
Ana Lúcia T. Schilke - Fundação Municipal de Educação/ Niterói
Coordenadora : Izabel Christina Machado de Oliveira
11h10 - 11h30 - Depoimentos
11h30 - 12h30 - Palestra : A emoção na sala de aula hospitalar
Geraldo Peçanha de Almeida - Professor da Universidade Federal do Paraná
12h30 - 14h - Almoço
14h - 14h20 - Contribuições da Musicoterapia para a Classe Hospitalar
Drª Marly Chagas - Musicoterapeuta
Larissa Botelho - Musicoterapeuta
Mayra Couto - Musicoterapeuta
14h20 - 15h20 Mesa Redonda: O professor e a equipe multidisciplinar
Claudia A.F.G.Rabello- Fisioterapeuta da Pediatria /INCA
Érika Pallotino - Psicóloga do Centro de Transplante de Medula Óssea - CEMO
Margareth Vianna de Souza - Chefe da Divisão de Apoio Técnico do CEMO
Ronan dos Santos - Enfermeiro do Centro de Quimioterapia Infantil/ INCA
15h20 - 16h15 - Relato de Experiências: Com a palavra o professor
Claudia Linhares - Coordenadora de Equipe do Instituto Helena Antipoff
Elizabete Amaral Silva - Profª da Classe Hospitalar do Instituto de Puericultura e
Pediatria Martagão Gesteira
Izabel Christina M. de Oliveira - Profª da Classe Hospitalar INCA
Coordenadora: Glaucia Maria Alvarenga de Araujo
16h15 - 16h30 - Homenagens
16h30 - Coffee break

Organização e Coordenação
Seção de Oncologia Pediátrica / Classe Hospitalar/INCA

Informações
Secretaria Acadêmica/CEDC
lbsantos@inca.gov.br

http://www.inca.gov.br/ie_eventos/eventos_view.asp?ID=114

segunda-feira, 21 de março de 2011

Palestra sobre Primeiros Socorros em Ambiente Escolar



Dia 19/03, às 10 h, aconteceu no Espaço Cultural IBEP, mais uma palestra ministrada pelo Prof. Marcelo Clemente.

O tema foi: Primeiros Socorros em Ambiente Escolar.

Dezenas de educadores participaram da palestra, que abordou a importância da prevenção de acidentes tanto no que diz respeito ao ambiente doméstico como escolar.

Todos os dias centenas e milhares de crianças são vítimas de acidentes domésticos e em ambientes escolares que poderiam ser evitados com ações simples. A Palestra também abordou as ações imediatas que devem ser tomadas quando acidentes ocorrerem. Assuntos abordados: Queimaduras, sufocamento, cortes, corpos estranhos nos olhos, ouvidos e nariz, hemorragia, quedas,...


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PALESTRAS E OFICINAS GRATUITAS EM JANEIRO DE 2010

O Espaço Cultural IBEP promove cursos e oficinas grátis no mês de janeiro. Para participar dos eventos, basta fazer inscição pelo e-mail: espacocultural@ibep-nacional.com.br
O Espaço que conta com livraria, revistaria, espaço HQ, conexão con internet, wi-fi , além do Auditório com capacidade para 55 pessoas sentadas, possui instalações especiais para portadores de deficiência.

Programação:

18/Jan Terça-feira 18 às 20:30hs Oficina - Eu penso... Tu pensas... Nós pensamos... E as crianças?
Jogo de desafios A matemática está inserida no nosso cotidiano e nós de uma forma lúdica, interativa e desafiadora, despertaremos a vontade de pensar. Através de jogos que desenvolvem o raciocínio lógico-matemático brincaremos com a nossa capacidade de vencer pequenos desafios.
Com Eliane Teles de Menezes bióloga, arte educadora e contadora de histórias. Apoio Cantiga Criança - Brinquedos Educativos. Professor Tia Li

19/Jan Quarta-feira 19hs às 21hs
Palestra História dos HQs e HQs raros.
Kendi Sakamoto já foi entrevistado por Marcelo Duarte, da TV Curioso (iG) em uma matéria para o Guia dos Curiosos e pelo programa A Noite é uma Criança, da Band. Segundo ele, esta iniciativa é exclusivamente cultural e "visa mostrar um pouco do mundo maravilhoso dos quadrinhos, suas curiosidades, seus desenhistas e roteiristas mais famosos, e sua contribuição ao mundo real".Como complemento desta matéria, informamos que o Kendi também é escritor, ele publicou recentemente o livro "No Tempo das Matinês: uma retrospectiva sobre os cinemas de bairro" Interesse Geral Kendi Sakamoto

20/Jan Quinta-feira 19h às 21Workshop (meditação) Aqui e Agora
Com Ana Veet Maya Arte educadura, terapeura. Workshop com duas horas de relaxamento e investimento no “Eu” profundo. Interesse Geral Ana Veet Maya

21/Jan Sexta-feira 19h às21 Palestra A Cabala na Psicanálise
Mauro Gertner -mais de 25 anos de experiência na arte de comunicação empresarial. A Cabala possui diversos pontos comuns com a Psicanálise e a palestra visa não só efetuar um paralelo do conhecimento Cabalístico com o da Psicanálise, como propor uma nova frente de ação terapêutica a ser explorada para utilização como ferramenta da Psicanálise tanto no diagnóstico como ainda propor uma nova técnica clínica a ser utilizada na Psicanálise. Interesse Geral Mauro Gertner

26/Jan Quarta-feira 19h às 20:30h
Workshop/dança O ensino da Dança e os seus benefícios
Aproximadamente 400 trabalhos de Produção Artística / Cultural; Mais de 400 Premiações e Títulos em mostra competitivas por todo país; Cerca de 60 participações em eventos (Congressos, Simpósios, Participação na abertura do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, no Tom Brasil – Coreografia de um trecho de Carmen da Ópera de Bizet; Participação da conferência “Análise do discurso” Proferida pela Profª Dra. Helena Nagamini Brandão – Universidade Presbiteriana Mackenzie Interesse Geral Tania Ferreira

27/Jan Quinta-feira 19h às 21h Palestra O Diário da Turma-1976-1986- A História do rock de Brasília
Paulo Marchetti era criança quando a Turma da Colina era apenas um monte de adolescentes que procuravam o que fazer em Brasília. Morou lá de 1974 a 1982, na superquadra 111 sul e viu de perto o surgimento da Legião Urbana e todas as outras bandas do cerrado. Virou jornalista e músico.O livro “O Diário da Turma”, traz ainda uma árvore genealógica com todas as bandas e suas formações, toda a discografia dessa Turma até 2000 e outras curiosidades. Interesse Geral Paulo Marchetti

28/Jan Sexta-feira 19h às 21h Palestra/oficina Como receber alunos? Facilitando o entrosamendo nas primeiras semanas
Durante a oficina serão apresentadas atividades de entrosamento e dinâmicas para facilitar a adaptação dos alunos às primeiras semanas de aula, com professores novos, alunos novos e outras dificuldades encontradas. A palestra se destina prioritariamente a educadores de Ed. Infantil e Ens. Fundamental I. Prof. Robson A. Santos, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Folclorista com especialização em Literatura Folclórica e Aproveitamento Pedagógico do Folclore, formado pelo Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima. Pedagogo formado pela UNISA, com habilitação em Administração e Supervisão Escolar. Professor Robson A. Santos

29/Jan Sábado 10h as 12h Palestra A prática pedagógica em ambientes hospitalares
Pedagogo, Professor universitário, mestrando em Educação e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília - UnB, Pedagogo Hospitalar do Hospital Municipal Menino Jesus, Coordenador do SENAC. Atuou como docente na FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e no CADIA - Centro de Apoio ao Deficiente Intelectual Adulto da Sociedade Pestalozzi.



Espaço Cultural IBEP
Rua Santo Amaro, 766 - Bela vista, próximo ao metrô São Joaquim
Tel. (11) 2936-4491
Estacionamento ao lado, gratuito para participantes dos cursos.
Grátis (inscrições através do email espacocultural@ibep-nacional.com.br)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Hospital Santa Marcelina contrata professores

Professor de Desenvolvimento Infantil

Requisitos:


Ter concluído o curso de Magistério e estar cursando o curso de Pedagogia ou ter Concluído Pedagogia.


Perfil de Competências:

Conhecimentos: Nos documentos sobre a Educação Infantil tais como: RCN(referências curriculares e hoje O.C (orientações curriculares) e ECA

( Estatuto da Criança e do adolescente) e sobre o desenvolvimento da criança e pedagogia aplicada . Noções de Informática.


Habilidades: Trabalho em equipe, Comunicação, Habilidade em Técnicas recreacionais.

Atitudes: Pró-ativo, disciplinado, organizado, criativo, afetivo, participativo, interessado em auto desenvolvimento.


Dados Adicionais:


Atividades Profissionais de Segunda à Sexta, com carga horária de 40 horas semanais, na região de Itaquera-Zona Leste (próximo ao Metrô Itaquera)


Serviços e Facilidades: Vale Transporte, Convênio Médico e Odontológico e Refeição no local.

Observação: Informamos que a convocação para o Processo Seletivo será encaminhada para os e-mails dos candidatos selecionados .

Solicitamos que encaminhem a confirmação de recebimento do e-mail.

O não recebimento da confirmação implicará na impossibilidade de participar do processo seletivo.

Informações:
http://www.santamarcelina.org/sm/vagas.asp#none

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Diversos cursos - Hospital A.C. Camargo

Clique na imagem par ampliá-la!

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
Modalidade: Especialização
Código: ESP.10.002
Área: Educação
Base Legal: Resolução CNE/CES nº 1, de 08/6/2007

Objetivos Gerais:
Especializar profissionais para atuar de forma institucional e clínica nos distúrbios de aprendizagem, por meio do estudo do fenômeno educativo e nas diferentes formas de aquisição do conhecimento, para atuarem em Instituições Educacionais, Empresariais e de Saúde, promovendo a aprendizagem de conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, além de habilitar para o magistério superior.
Objetivos Específicos:
Promover o domínio teórico e prático dos conteúdos específicos da área de Psicopedagogia, de modo a permitir, ao psicopedagogo, planejar, acomodar e acompanhar o processo de aprendizagem, diagnosticar as dificuldades cognitivas e intervir nos processos normais e patológicos da aprendizagem.
Capacitar o profissional para desenvolver trabalho em equipes interdisciplinares na área da educação e saúde, em clínicas e instituições.
Incentivar a busca de conhecimentos básicos para entender o modo pelo qual diferentes funções orgânicas se desenvolvem, possibilitando melhor observação e avaliação comportamental do indivíduo.
• No setor institucional: atuar na comunidade (instituições escolares, ONGS, hospitais, empresas, creches e família).
• No setor clínico: atuação psicopedagógica clínica por meio do diagnóstico, da intervenção, da orientação (individual, grupal, familiar) nas questões que envolvem a aprendizagem humana.
Síntese do Conteúdo programático: Fundamentos de Psicopedagogia, Metodologia da Pesquisa; Cognitivismo e Aprendizagem; A Psicopedagogia e a Aprendizagem da Matemática; A Psicopedagogia e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita; Neurociência: fundamentos do sistema; Diagnóstico Institucional; Intervenção Psicopedagógica na Instituição; Diagnóstico Psicopedgógico; Dificuldades de Aprendizagem; Intervenção em Clínica Psicopedagógica e o Lúdico; Supervisão de Casos; Fundamentos da Psicomotricidade; Estágio Supervisionado em Clínica Psicopedagógica; Estágio Supervisionado em Instituições; Trabalho de Conclusão de Curso(TCC).
Público alvo: Profissionais graduados na área da educação, Psicologia, Psicanálise, Psicolingüística, Neurologia, Fonoaudiologia, Assistência Social e outras áreas afins que requerem conhecimentos necessários para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem.
Requisitos: Possuir formação superior.

Carga horária total: 520 horas (360 horas teóricas e 160h de estágio).

Número de vagas: 40.

Periodicidade: 08 h/a semanais.

Investimento: R$ 399,00 mensais, com 20% de desconto para ex-alunos da FIP.

Dias de Aula/Horário: aos sábados, das 8h00 às 17h00 ou às terças e quintas-feiras, das 18h00 às 22h30.
Coordenação do curso: Anna Maria Nascimento Damiani, Mestra em Distúrbio do Desenvolvimento

Coordenação geral: Prof. Dr. Rubens Brosso

Cerfiticação: FIP

Mais informações:
www.fipsp.edu.br
(11) 0800 726 6510 / (11) 2823 - 4151

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aula na USP - Violência e saúde mental: famílias e crianças em risco

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Departamento de Psicologia Clínica

Disciplina de Pós-Graduação

PSC 5893 ? Violência e saúde mental: famílias e crianças em risco

02 créditos

Profa. Dra. Rosa Inés Colombo

§Doutora em Psicologia Social pela Universidade Kennedy Escuela de Graduados

§Professora da Universidade de Buenos Aires/Argentina

*
Atuando nos principias temas: avaliação e intervenção junto a crianças vítimas de violência doméstica

Profa. Associada Leila S. de La P. Cury Tardivo

§Profa. Associada pelo PSC-IPUSP

§Coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social do IPUSP ? Projeto APOIAR

§Atuando nos principais temas: Psicopatologia, avaliação e intervenção junto a pessoas em situação de sofrimento

Local: Instituto de Psicologia - USP

Dias: 30/11 ? 09h às 15h ? Anfiteatro/Bloco G

01/12 ? 09h às 11h30 ? Sala 20/Bloco B

02/12 ? 09h às 13h ? Anfiteatro/Bloco G

Inscrições e Informações:

Alunos regulares: Secretaria Pós-Graduação ? Bloco G, 1º Andar (Retirar antes formulário na CCP)

Alunos ouvintes e especiais: pelo e-mail pospsc@usp.br

* A palestra será ministrada em espanhol com tradução consecutiva

** Certificados de presença aos participantes no último dia

*** Evento gratuito

Organização: Profa. Associada Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

Comissão Coordenadora de Programa de Pós-Graduação ? Psicologia Clínica

sábado, 30 de outubro de 2010

III SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS - SHS 201

III SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS - SHS 2010

Como tema central será discutido o profissional de saúde comprometido com a segurança e a sustentabilidade da assistência.

O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a organização não governamental Saúde Sem Dano (Health Care Without Harm), promovem nos dias 11 e 12 de novembro o “III Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2010”. E que terá como tema central: “O profissional de saúde comprometido com a segurança e a sustentabilidade da assistência”.

O propósito deste seminário é contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, bem como divulgação de experiências e práticas bem sucedidas desenvolvidas por estabelecimentos de saúde. Será uma valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos relacionados à proteção do meio ambiente, prevenção de eventos adversos a pacientes e trabalhadores, gerenciamento de riscos e de projetos sócio-ambientais.

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp fornecerá certificados de participação registrados a todos que participarem dos dois dias do evento.
Mais informações e inscrições gratuitas sobre o SHS-2010 podem ser obtidas no site do CVS: http://www.cvs.saude.sp.gov.br, pelo e-mail resíduos@cvs.saude.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 30654800, com Vital Ribeiro ou Solange.

INFORMAÇÕES GERAIS

Data: 11 e 12 de novembro de 2010, das 8h30 às 18 horas. Local: Centro de Convenções do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP) Rua Nicolau dos Santos, 69 - Bela Vista. Publico alvo: Profissionais do setor de assistência à saúde e de vigilância sanitária, gestores públicos, organizações ambientais, pesquisadores, acadêmicos e demais profissionais com interesse no assunto. Número de vagas: 400.
Inscrições: a partir de 18/10/2010, exclusivamente mediante cadastro prévio no site: www.cvs.saude.sp.gov.br. Os inscritos receberão a confirmação da inscrição através de e-mail informado no cadastro. Em caso de desistência favor informar em: (resíduos@cvs.saude.sp.gov.br).

Evento gratuito.
Tradução simultânea: Haverá serviço de interpretes para as palestras em outras línguas.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Humanização no Ambiente Hospitalar

HUMANIZAÇÃO

Conceito:

Consideramos que humanizar a assistência significa agregar, à eficiência técnica e científica, valores éticos, além de respeito e solidariedade ao ser humano. O planejamento da assistência deve sempre valorizar a vida humana e a cidadania, considerando, assim, as circunstâncias sociais, étnicas, educacionais e psíquicas que envolvem cada indivíduo. Deve ser pautada no contato humano, de forma acolhedora e sem juízo de valores e contemplar a integralidade do ser humano.

A Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde entende por humanização a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde e enfatiza a autonomia e o protagonismo desses sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão. Pressupõe mudanças no modelo de atenção e, portanto, no modelo de gestão. Assim, essa tarefa nos convoca a todos: gestores, trabalhadores e usuários.

HumanizaSUS
Título Conteúdo O que é o HumanizaSUS

Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo". Ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública.

O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva.

Entendemos a humanização do SUS como:
- Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;

- Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos;

- Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;

- Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão;

- Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde;

- Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual;

- Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho;

- Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo;

- Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento;

- Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde;

- Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Prof. Marcelo ministra Palestra sobre Inclusão.


No dia 25 de setembro, estive ministrando uma palestra no Espaço Cultural IBEP. Foi uma manhã super agradável, onde abordamos questões de Inclusão, que envolvem entre outros assuntos: pessoas com deficiência, questões de gênero, raça, etnia, senioridade, Políticas Públicas, acessibilidade...

Apresentei durante a palestra, slides sobre inúmeras reproduções de como a pessoa com deficiência era retratada em pinturas do século XIV ao sé. XX. Vimos ainda, pinturas que retratavam o preconceito em relação aos negros, ao índio, às pessoas obesas...falamos sobre o infanticídio indígena, que ocorre no Brasil em nossos dias e que é pouco divulgado.


Apresentei um esquema sobre indiferença e preconceito, que nos ajuda a entender como o processo de exclusão ocorre.

Agradeço mais uma verz ao Espaço Cultural IBEP, pelo convite e aos colegas professores, pedagogos, psicólogos e demais interessados no assunto que compareceram ao evento.

Aproveito para divulgar que no dia 20 de novembro (sábado), no Espaço Cultural IBEP, estarei ministrando uma palestra sobre: Bullying no ambiente escolar. Nesta palestra veremos...O que é Bullying? Quais os tipos cde Bullying? Bullicídio, Como perceber se uma criança está sendo vítima de Bullying. Como prevenir...

Abraços pedagógicos,

Marcelo Clemente

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Agenda - 25/09 - Palestra sobre Inclusão - Preletor: Prof. Marcelo Clemente


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Palestra sobre Inclusão - Aspectos, Éticos, Políticos e Educacionais.
Data: 25 de setembro
Horário: 10h
Investimento: atividade GRATUITA
Preletor: Prof. Marcelo Clemente
Pedagogo, Professor universitário, mestrando em Educação e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, pós-graduado em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília - UnB, Pedagogo Hospitalar do Hospital Municipal Menino Jesus, atuou como professor do CADIA - Centro de Apoio ao Deficiente Intelectual Adulto da Sociedade Pestalozzi.
Local: Espaço Cultural IBEP - Companhia Editora Nacional
Rua Santo Amaro, 766 - Em frente à Praça Pérola Byigton - Travessa da Avenida Brigadeiro Luís Antonio
VAGAS LIMITADAS
EVENTO GRATUITO COM CERTIFICADO

Inscrições por e-mail: espacocultural@ibep-nacional.com.br
Informações: 2936-4491


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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

32º Fórum sobre Infância

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quinta-feira, 19 de agosto de 2010

domingo, 1 de agosto de 2010

Trabalho sério de Pedagogia Hospitalar é realizado no Hospital Menino Jesus.


Prof. Marcelo Clemente e Profª Anna Maria N. Damiani

Neste mês de julho, estive visitando o Hospital Municipal Menino Jesus, a convite da Profª Anna Maria Nascimento Damiani- Coordenadora do Projeto de Pedagogia Hospital.... Confesso que fiquei muito contente em ver o sucesso do projeto de Pedagogia Hospitalar implantado naquela unidade hospitalar.
Na ocasião conheci também o Diretor do Hospital, o Dr. Madeira e o parabenezei pelo apoio ao programa. Sem dúvida, um trabalhjo sério deve ser realizado de forma multidisciplinar e com o suporte e apoio da direção do hospital.
Adorei conhecer a estrutua do hospital,a sala da classe hospitalar, o cuidado com os brinquedos...Mas oque realmente chamou minha atenção foi a garra e o comprometimento da Prof. Anna Maria N. Damiani, que de uma maneira voluntária coordena o trabalho pedagógico no Hospital. Sua garra, dedicação, determinação e vontade de lutar pelo direito das crianças ao estudo é um exemplo para todos nós.
Destaco aqui também a atuação da Profª Mara Rúbia - Pedagoga e Psicopedagoga que trabalha no atendimento das crianças e seus familiares e da Profª Alessandra, que atua com projetos sociais e com informática na área educacional.


Todo o trabalho pedagógico realizado no hospital é voluntário. As crianças passam poucos dias internadas, mas mesmo assim é realizado um trabalho de contato com a escola de origem da criança, visando a continuidade da vida escolar da criança.




Em breve realizarei outras visitas ao Hospital. Meu desejo é colaborar com o meu trabalho e com o envio de alunos do curso de Pedagogia para realização de estágios.
Nestas poucas linhas quero deixar meu incentivo e elogio a estas dedicadas professoras que com certeza fazem a diferença na vida de centenas crianças e de seus familiares.

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus


Fundado em 1938 e municipalizado no final da década de 1960, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus dedica-se a atender crianças e adolescentes prestando atendimento de média e alta complexidade em pediatria, sendo o único da Prefeitura de São Paulo destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes desta faixa etária. Com a parceria do Hospital Sírio-Libanês, o Menino Jesus passou a atender, também, aos casos de cardiopatia congênita que necessitem de correções cirúrgicas e transplantes de fígado em crianças.



Parabéns à Equipe de Pedagogia Hispitalar do Hospital Menino Jesus!

sábado, 17 de julho de 2010

Prof. Marcelo Clemente ministra palestra sobre Inclusão no Espaco Cultural IBEP


Dia 15 de julho, o Prof. Marcelo Clemente ministrou uma Palestra no Espaço Cultural da Companhia Editora Nacional - IBEP - Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas.
O tema abordado foi - Inclusão - Aspectos Éticos, Políticos e Educacionais. Preconceito, despreparo dos educadores, falta de acessibilidade nas escolas...foram assuntos abordados dentro da palestra, que contou com a participalção de vários educadores.
Partindo do texto de A.W. Adorno - Educação após Auschiwitz, o Prof. Marcelo destacou como o preconceito é uma mola propulsora da segregação social e da exclusão social e escolar. Como educadores precisamos vencer o preconceito, buscando construir um ambiente inclusivo na escola e na sociedade. O Prof. Marcelo destacou ainda a importância do debate do tema e do preparo dos educadores frente à essa nova realidade educacional.
Este e muitos outros temas são ministrados pelo Prof. Marcelo Clemente, em conferências, seminários e cursos de capacitação de educadores.
Veja - www.mrclemente.blogspot.com



No mês de agosto, o Prof. Marcelo Clemente, voltará a ministrar à convite do Espaço Cultural da Companhia Editora Nacional. Aguarde a divulgação da data e dos temas.


Conheça um pouco mais sobre a IBEP - Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas...

Companhia Editora Nacional: compromisso com a educação brasileira.

Administrando um vasto catálogo e implementando novos projetos nas áreas de paradidáticos, literatura e divulgação científica, com a intenção de fornecer subsídios para alimentar a comunidade de leitores brasileiros, a Companhia Editora Nacional relança algumas das obras mais importantes de seu acervo de literatura infanto-juvenil, além de novos livros que divertem e proporcionam às crianças o contato com textos de qualidade.

O catálogo da Companhia Editora Nacional destaca autores nacionais de renome, como Tatiana Belink, Josué Guimarães, Pedro Bloch, Moacyr Scliar, Guilherme de Almeida, Paulo Mendes Campos, e internacionais, como Jack London, Eleonor H. Porter, George Orwell, Carlo Collodi, Mark Twain, Rudyard Kipling, entre outros.

Best-sellers como Dona Benta - comer bem, o mais famoso livro de culinária brasileiro, Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie, com mais de 45 milhões de exemplares vendidos no mundo, e obras variadas que abordam temas relacionados à sociologia, à psicologia e às artes enriquecem o catálogo e encantam o público em geral.

Proporcionar às crianças, aos jovens e adultos condições para que se sintam parte de uma comunidade de leitores é um compromisso de cidadania.

Investir em educação é investir no Brasil.

O Espaço Cultural - IBEP, foi inaugurado em 31 de março de 2009. Destinado à professores, estudantes, crianças, pais, jornalistas e todos os que apreciam literatura, cultura e arte em geral.
São 500m² com uma programação diária e gratuita com entretenimento, cursos, palestras, espaço infantil, livraria, auditório, showroom, revistaria, espaço HQ e uma acolhedora cafeteria.




segunda-feira, 5 de julho de 2010

3º Curso de atualização na FSP USP "Bioética e Humanização dos Serviçõs de Saúde

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará o 3º Curso de atualização na FSP USP "Bioética e Humanização dos Serviçõs de Saúde que objetiva discutir e analisar as políticas e práticas de humanização de saúde a luz do referencial teórico da bioética.

Professores Responsáveis
# Paulo Antonio de Carvalho Fortes

# Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo


Data: 12 de agosto a 18 de novembro de 2010 - Quintas feiras – das 19.00 às 22.00

Temas a serem abordados

Bases conceituais de Bioética, Humanismo e Humanização; Políticas públicas de Humanização de Serviços de Saúde; Humanização dos serviços de saúde: Autonomia do paciente/usuário; Organização do bem estar e Ambiência Cuidar do cuidador e processo de trabalho em saúde; Comunicação e Informação em Saúde; Justiça e equidade; Privacidade e confidencialidade; Elaboração de projeto de humanização para serviços de saúde.

Inscrições: de 15 julho a 9 agosto 2010
Vagas: 25
Taxa: R$ 270,00 a ser pago no ato da inscrição

Documentos necessários: cópias do diploma de graduação, carteira de identidade, CPF. Não aceitamos cópia da Carteira Nacional de Habilitação

Local: Faculdade de Saúde Pública USP Serviço de Alunos - Av. Dr Arnaldo, 715 CEP - 01246-904 São Paulo, SP.

Horário de Atendimento para inscrições: das 11h00 às 16h00.

Mais informações pelos e-mails: svalunos@fsp.usp.br ou pacfsp@usp.br

II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente

Promover discussões acerca do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes em nosso meio, bem como aproximar os pesquisadores, educadores e iniciantes à pesquisa e educação nesta área com a finalidade de melhor acompanhar este período crítico do ser humano; visar promover interação entre a equipe multidisciplinar e focar em objetivos de curto prazo na saúde da criança e adolescente, além de produzir e disseminar conhecimento, por meio da educação continuada, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população e para a formulação de políticas públicas, são os objetivos do II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, que será promovido pelo Centro de Estudos do Crescimento Humano – (CDH) e Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Período: 26 a 29 de agosto de 2010.
Local: FSP da USP - Av. Arnaldo, 715 - Cerqueira Cesar - São Paulo

As inscrições para o participação no Congresso, assim como a inscrição de trabalhos a serem apresentados, podem ser feitas no Centro de Desenvolvimento Humano da FSP, localizado na Av. Doutor Arnaldo, 715 - Cerqueira César, São Paulo (SP).

É possível também realizar a inscrição pelo site do evento: www.congresso.cdh.com.br . Outras informações pelo e-mail: cdh.fsp@gmail.com e cdh@fsp.usp.br

Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site do evento ( www.congressocdh.com.br ) ou pelo telefones (11) 3061-7705 / 7959-0253.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Atuação do Pedagogo na área da saúde.

RESUMO: Este artigo tem por finalidade analisar as atuações do Pedagogo no Ambiente de Classe Hospitalar. Verificamos que nos últimos anos, os aparecimentos de espaços educacionais não formais, que estão trazendo para este profissional novas oportunidades de atuação. Objetivamos apresentar aos futuros Pedagogos o espaço de classe hospitalar, visando contribuir para que haja a percepção de que as atividades educativas não podem estar restritas ao espaço escolar formal e como o Pedagogo pode atuar na coordenação, supervisão, planejamento e execução das atividades neste ambiente. Palavras-chave: Atuações do Pedagogo, Classe Hospitalar, Espaço Escolar não Formal.

INTRODUÇÃO

Partindo-se do pressuposto, que a ação do pedagogo antes era uma tarefa limitada ao espaço escolar, e que, com o avanço de estudos na área da educação, sua prática se expandiu e está relacionada à educação em geral, propusemo-nos, através de pesquisas bibliográficas relacionadas à temática defendida, detectar como se legitima a ação do pedagogo no cotidiano de um espaço não-escolar; no caso, o ambiente hospitalar. Assim, estamos também procurando conhecer melhor a ação do supervisor em um espaço que não é a escola e analisar a atuação legítima desses profissionais nessa nova estrutura.

A prática do pedagogo na Pedagogia Hospitalar poderá ocorrer em ações inseridas nos projetos e programas nas seguintes modalidades de cunho pedagógico e formativo: nas unidades de internação; na ala de recreação do hospital; para as crianças que necessitarem de estimulação essencial; com classe hospitalar de escolarização para continuidade dos estudos e também no atendimento ambulatorial. A Pedagogia Hospitalar busca modificar situações e atitudes junto ao enfermo, as quais não podem ser confundidas com o atendimento à sua enfermidade. Isso exige cuidado especial no desenvolvimento das atividades.

Quanto à Pedagogia Hospitalar caberá: o efetivo envolvimento com o doente; modificação no ambiente em que está envolvido; modalidades de ação e intervenção; programas adaptados às capacidades e disponibilidades do enfermo. Essa prática não só é possível na atualidade, como é importantíssima, de acordo com os teóricos apresentaremos. Segundo Pimenta (2001) faz se necessário apresentar alguns indicativos para a formação do pedagogo como sendo um profissional que:

"Atue como gestor/ pesquisador/ coordenador de diversos projetos educativos, dentro e fora da escola: pressupondo sua atuação em atividades de lazer comunitário; em espaços pedagógicos nos hospitais e presídios; na formação de pessoas dentro das empresas; que saiba organizar processos de formação de educadores de ONGs; que possa assessorar atividades pedagógicas nos diversos meios de comunicação como TV, rádio, Internet, quadrinhos, revistas,editoras, tornando mais pedagógicas campanhassociais educativas sobre violência, drogas, AIDS, dengue;que esteja habilitado à criação e elaboração de brinquedos,materiais de auto-estudo, programas de educação distância; que organize, avalie e desenvolva pesquisas educacionais em diversos contextos sociais; que planeje projetos culturais e afins.

Para realização desta atividade, utilizamos como eixo norteador uma monografia que fala sobre á temática aqui abordada, entre outras referências bibliográficas para complementar nosso embasamento teórico. O Hospital que usamos como referencia para este artigo, é o Hospital Municipal Jesus, que fica localizado na rua 8 de Dezembro 717,Maracanã200550-200, onde veremos como se dáá atuação do pedagogo neste ambiente.

BREVE HISTORICO SOBRE CLASSE HOSPITALAR

O surgimento da Classe Hospitalar no Brasil e em alguns paises de grande desenvolvimento industrial e econômico, como Inglaterra, o Canadá e os Estados Unidos, foi resultado de estudos acadêmicos que desde o inicio deste século se ocuparam em direcionar atenção devida á preocupação com as crianças hospitalizadas.

A Segunda Guerra Mundial foi de grande importância à presença da escola dentro dos hospitais, pois o grande número de crianças e adolescentes atingidos, mutilados e impossibilitados de ir às escolas fez criar um engajamento dos médicos, incentivando a escola em seu hospital. No entanto, foi com a ajuda de religiosos e voluntários que essa escola ganhou espaço na sociedade, sendo difundido por toda a Europa.

No Brasil, em 1950 na cidade do Rio de Janeiro, o Hospital Municipal Jesus foi o primeiro a desenvolver atividades em classe hospitalar, que está em funcionamento até os dias de hoje. Mas foi somente com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) que houve o reconhecimento oficial e o aumento significativo desta atividade dentro das instituições de saúde pública em nossos pais.

Com essa nova modalidade de atendimento, surge a necessidade de formular propostas para uma política voltada para as necessidades pedagógico-educacionais e os direitos à educação e à saúde deste público nesta fase transitória de suas vidas.

A proposta da Classe Hospitalar é dar continuidade às atividades escolares das crianças e adolescentes internados, da educação infantil ao ensino médio, de maneira que haja interação harmoniosa entre as ações educativas a serem realizadas de acordo com a realidade hospitalar.

A legislação Brasileira reconheceu, por meio da resolução nº41 de 31 de Outubro de 1995, do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, os Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizado. A Secretaria de Educação Especial do Mec denominou Classe Hospitalar como uma das modalidades de atendimento especial conceituando-a como: "ambiente Hospitalar que possibilita o atendimento educacional de crianças e jovens internados, que necessitam de educação especial ou que estejam em tratamento." (MEC/SEEESP, 1994). Segundo Ceccim(1999) :

"Apesar de ser na Política Nacional de Educação Especial (MEC/SEEESP, 1994/1995) que a educação em hospital aparece como modalidade de ensino e de onde decorre a nomenclatura, conclui-se que: esta oferta educacional não se resume ás crianças com transtornos do desenvolvimento, como já nos foi passado (anos 50 e 80), mas também ás crianças em situação de risco ao desenvolvimento, como é o caso da internação Hospitalar".

Considera-se o perfil de compromisso que a educação assume com a proposta de resgatar a possibilidade do educando em dar continuidade aos seus estudos conforme expresso no parágrafo 2º, art. 58 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº9. 394/96:"O atendimento será feito em classes, escolas, ou serviços especializados sempre que, em função das condições especificas do aluno não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular".

Nem todos os hospitais dispõem de um espaço exclusivo como salas de aula, para que possam desenvolver esse atendimento pedagógico afim de que os pacientes possam ter suas necessidades educacionais atendidas. Para cada criança o tempo de permanência no hospital é diferente duração, o que não altera o seu objetivo.

A seriação escolar e/ou aproveitamento na aprendizagem apresentados pelos pacientes sofrem alguma variação. Assim, por exemplo, podem-se ter dois pacientes, ambos da 4º série do ensino fundamental e encontrar-se um deles bastante defasado em relação ao outro. Por conta disso, a Classe Hospitalar na batalha da obrigatoriedade e da evasão escolar, uma vez que passa por esse atendimento de ensino há uma contribuição ou para reingresso desta criança na sua escola de origem ou o seu encaminhamento para matricula após a alta. Segundo Barros (1999):"A trajetória acadêmica de muitos pacientes é permeada pela evasão, pelo ingresso tardio, ou pela exclusão promovida pelo próprio sistema educacional".

O objetivo de oferecer acompanhamento curricular deve prever que todas as áreas do conhecimento sejam contempladas. Por conta disto, o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos promovidos nas enfermarias e classes, possuem um caráter individualizante. Para Ortiz(1999):"A classe hospitalar é uma abordagem de educação ressignificada como prioridade, ao lado do tratamento terapêutico".

Trabalhar junto a crianças e adolescentes hospitalizados é um desafio que implica em descobrir estratégias diferenciadas e adaptáveis à realidade e necessidade de cada um, por exemplo, como abordar e provocar neles interesse em aprender, diante de uma doença grave.

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM CLASSE HOSPITALAR

O Hospital Municipal Jesus, atende com classe hospitalar desde 14 de Agosto de 1950, um exemplo deste trabalho é o caso de um aluno portador de doença renal, precisando se submeter à diálise, três vezes por semana, num hospital distante de sua residência por não ter condições financeiras para se deslocar sempre que necessário, consegue residir por um tempo no próprio no próprio hospital. A partir deste exemplo pode-se caracterizar a proposta escolar ocorrida neste hospital. Em geral as classes hospitalares decorrem de convênio entre as Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação é Saúde.

Neste Hospital, atende-se o segmento da Ed.infantil e o primeiro segmento do Ensino Fundamental, os professores recebem orientação e treinamento pelo Instituto Helena Antipoff.

O espaço físico constitui-se de 02 salas de aula (inclusive uma secretaria), 01 salão adaptado em dois espaços e 03 enfermarias. O perfil discente da clientela atendida tem entre 06 e 15 anos é o número de crianças atendidas por mês é de aproximadamente (60 alunos). Em geral as crianças assistem de três a quatro horas diárias de aula e chegam a ter uma media de 10 aulas durante o período de internação.

A classe é composta por 4 professoras,01 pedagoga que coordena as atividade,01 professor de apoio.Estes professores possuem graduação na área de pedagogia e pós graduação na área da saúde e educação infantil,a pedagoga também tem graduação em Pedagogia e pós graduação na área da saúde.

A pedagoga é oriunda da rede Municipal onde atuava como profº de Educação Infantil e Ensino Fundamental, e foi convidada para coordenar a classe hospitalar, ela aceitou este convite em detrimento de um fato que ocorreu em sua vida: teve uma experiência ligada a questão da hospitalização, pois perdeu um ente querido, e quando ocorreu o convite, fez a opção de enfrentar de novo o ambiente hospitalar, e deixar seus 12 de magistério em escolas, para se dedicar a esta nova situação. Já esta neste hospital á 14 anos, 10 como coordenadora.

A presença do pedagogo no hospital, ressalta ela, auxilia na continuidade das atividades educativas e faz lembrar dos outros aspectos do paciente, voltando se para uma visão global da criança.A pedagoga considera que existe a necessidade de contemplar estudos nos cursos de Pedagogia sobre a área hospitalar, pois constatou através de suas vivências , que há profissionais despreparados atuando em classes hospitalares. Segundo Barbosa (1991).

"Quando se vêem numa enfermaria pediátrica (são raros, mas existem), a solução que encontram é improvisar, deixar-se levar pela intuição e o senso comum. O resultado é a impossibilidade de refletir criticamente sobre a realidade com que se defrontam e os procedimentos que adotam".

O planejamento é feito mensalmente em conjunto com toda a equipe, procura-se seguir o calendário escolar do currículo básico, e segundo a proposta da pedagoga, também são realizados passeios externos, pois acredita contribuir na melhoria dos pacientes internados. Este planejamento é feito de modo flexível, mas devem se ajustar as necessidades das crianças. Fazem-se reuniões mensais para discutir e planejar as atividades que serão dadas às crianças, assim como discute com os professores questões especificas relacionadas ao atendimento das crianças,a pedagoga preza a autonomia em relação ao trabalho dos professores, promovendo sempre discussões internas, mobilizando e energizando o que acontece em classe.

Nas atividades da classe utiliza-se muito jornal, pois toda equipe acredita que o jornal é um instrumento que esta sempre apresentando conhecimentos de novas descobertas e avanços. Um dos princípios do trabalho da equipe é o espírito de harmonia, a proposta pedagógica é buscar o lúdico para contribuir na formação e recuperação da criança, defende a pedagoga que "quem não se ajusta não consegue ficar, por que tem que ter dom" para lecionar nestas classes.

Toda a ação educativa desenvolvida no planejamento tem a leitura como eixo condutor e é através da leitura que norteiam suas ações. Isso porque se considera que a leitura no ambiente hospitalar é uma atividade agradável que, não só preenche o tempo ocioso, mas também propicia e dinamiza a compreensão e atribuição de sentido sobre o conteúdo a ser desenvolvido. Outro papel importante da leitura, principalmente da literatura infanto-juvenil, é a capacidade de despertar, estimular a fantasia, a imaginação, a criatividade e envolver emocionalmente a criança hospitalizada a ponto de amenizar o estado de ansiedade em que muitas se encontram.

As dificuldades apresentadas pela pedagoga, são em relação aos pais, que acreditam que seus filhos vão ter muita dificuldade em voltar á escola após sua recuperação, segundo ela, principalmente os da Ortopedia. Sendo assim o trabalho é voltado para conscientização dos pais e valorização das crianças, outra dificuldade é a alta rotatividade com que as crianças vão e vem,pois as mesmas vem com muitas diferenças, e deve ser ajustadas em pouco tempo.Tambémsalienta para outro fato, que é a morte da criança ,pois muitas não resistem a enfermidade e cada vez que há uma morte de seus alunos, se sente muito tristee explica que é muito difícil lidar com estas situações.

Segundo a pedagoga, na classe hospitalar, dá-se mais atenção à criança, tendo por objetivos o potencial das mesmas, sem codificá-los ou classifica-los.

As educadoras da Classe Hospitalar mostram-se sempre preocupadas com as dificuldades de seus alunos, tentando adequá-los o mais próximo possível dos conteúdos e do ambiente escolar em que estavam inseridos. Para uma melhor atuação pedagógica, faz-se uma avaliação diagnóstica dos seus alunos logo no início de sua internação, o que vai nortear suas ações nos desenvolvimentos das atividades em seu plano de aula.

Além disso, procuram desenvolver na sua prática diária atividades de acordo com o nível do aluno, levando em conta as dificuldades encontradas no momento. Nesse contexto trabalham com projetos pedagógicos, que estão sempre em consonância com os projetos que são desenvolvidos na escola de origem da criança, ou seja, na escola em que ela está matriculada. Os projetos vão direcionar os conteúdos, as metodologias como também as atividades, sempre de acordo com o nível de aprendizagem que se encontra aluno. A Classe Hospitalar trabalha com os mini - projetos, que se adaptam aos ambientes hospitalares e às condições de saúde do aluno.

Sobre as intervenções realizadas, a pedagoga cita as seguintes atividades que desempenham com as crianças internadas: leitura, dramatizações, teatro de fantoches, brincadeiras, desenho, pintura, recorte e colagem, montagem, música, jogos educativos, jogos recreativos, projeção de filmes, festas comemorativas, em algumas atividades extras ofertadas por outros profissionais que não pertencem ao quadro de funcionários do hospital, como projetos pedagógicos, teatros, coral e brincadeiras diversas.

Segundo a pedagoga, os resultados apresentados são sempre compensadores, as crianças reagem bem frente às atividades que lhes são ofertadas, assim como os pais e/ou acompanhantes, pois é comum pais e filhos brincarem juntos Considera que a realização de atividades recreativas favorece a recuperação da criança e a aceitabilidade do tratamento, a criança fica mais alegre e encara o hospital de uma outra maneira, aliviando sua ansiedade.

CONCLUSÃO

A classe hospitalar é uma modalidade de ensino cuja oferta está assegurada por lei, conforme demonstrado. No entanto, muitos alunos internados ou em tratamento de saúde estão sendo privados desse direito. Faz-se necessário uma política pública educacional voltada aos interesses desse público, pois eles sofrem pelas patologias e pelo afastamento de seus familiares e da escola.

Os atendimentos pedagógicos oferecidos aos alunos em hospitais ou até mesmo em domicílio devem ter o conhecimento da sociedade, para os que eventualmente necessitarem se afastar da escola por motivos de patologias possam usufruir desse benefício. O atendimento pedagógico hospitalar oferece recursos para a aprendizagem e para o desenvolvimento de crianças e adolescentes internados, minimizando as suas condições adversas potencializadas pela doença ou pelo tratamento, tais como insegurança e baixa auto-estima.

Considerando os objetivos deste artigo, concluímos que a função do pedagogo dentro das instituições hospitalares é mediar às relações entre a escola e a criança ou o adolescente internado, ensinando e dando continuidade aos conteúdos. Através deste estudo, percebemos que o pedagogo tem em seu âmbito também as funções de: participação no planejamento das atividades, a orientação aos professores e pais, e participação no desenvolvimento das atividades, ou seja, neste ambiente que é a classe hospitalar, observa-se a participação continua do pedagogo em todos os processos no qual esta inserido.

O pedagogo tem um grande trabalho a ser desenvolvido no hospital em conjunto com outros profissionais, pois se salienta que a criança enferma precisa de cuidados que vão além dos aspectos físicos e biológicos e, por este motivo, diversas áreas do conhecimento se integram em prol da continuidade do desenvolvimento global dos pequenos pacientes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBOSA, Maria Carmem S. Atendimento Pedagógico as crianças em idade escolar internados no HCPA, Revista Prospectiva, nº 20, p. 36 – 38 1991.

BARROS, A.S. A Pratica Pedagógica em uma Enfermaria Pediátrica: Contribuições da Classe Hospitalar á inclusão do alunado. Revista Brasileira de Educação n.12, Set/Nov, p-84 e 93,1999.

BRASIL, República Federativa do Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Lei nº 9394/96). Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

_________.Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Resolução nº. 41,13 de Outubro de 1995. Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados. Diário Oficial de Brasília, 17 Out. 1995. Seção 1, pp.319-320.

________. Ministério da Educação, Cultura e Desporto. Política Nacional de Educação Especial. Secretaria Nacional de Educação Especial. Brasília, MEC/SEESP, 1994,66p.

CECCIM, RB. Classe Hospitalar: Encontros de Educação e da Saúde no Ambiente Hospitalar. Revista Pátio, Porto Alegre, ano 3,nº 10pp.41-44,Ago/Out 1999.

JORGE, W. A Formação de Professores em Classe Hospitalar. Monografia Apresentada para obtenção da Graduação em Pedagogia. UERJ-FEBF. Caxias, Março, 2003.

PIMENTA, SG. Formação de Professores: Identidade e Saberes da Docência. São Paulo. Cortez, 1999, pp.15-34.

ORITZ, LCM. Ensinando a alegria á classe Hospitalar. Vida, Saúde, Educação e Meio Ambiente. 7p. Jul/Set.1999.

REZENDE, Lucinea Aparecida de. (Org.). Tramando temas na Educação. Londrina: Ed. UEL, 2001.


Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
As Atuações do Pedagogo em Classe Hospitalar publicado 27/09/2009 por tatiane andrade em http://www.webartigos.com



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/25436/1/As-Atuacoes-do-Pedagogo-em-Classe-Hospitalar/pagina1.html#ixzz19idDtmDB

quinta-feira, 24 de junho de 2010

V Simpósio De Sexualidade Na Família

Objetivo:

Refletir e discutir sobre práticas de Intervenção e Educação em Saúde relacionado ao tema Sexualidade na família nos diferentes contextos no ciclo vital.


data: de 02 e 03/07/2010

Horário: ver programação

Local: Teatro Marcos Lindenberg

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Rua Botucatu, 862 - São Paulo

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER (EVENTO GRATUITO)

PROGRAMAÇÃO

V SIMPÓSIO DE SEXUALIDADE - 02 E 03 DE JULHO DE 2010

02/07 - Sexta-Feira

18:30 - 19:00


Inscrições e Retirada de Material

19:00 - 19:15


Cerimônia de Abertura

Hino Nacional

Apresentação Coral Cordel da Sexualidade (Formados por profissionais da saúde (PSF) Sapopemba)

19:15 - 19:30


Tema: CIESEX - O Percurso do Trabalho em Sexualidade

Palestrante: Ana Lúcia de Moraes Horta

19:30 - 22:00


Mesa Redonda: Violência Começa em Casa

Coordenadora: Ana Lúcia de Moraes Horta

Tema: Epidemiologia: Grupos Vulneráveis - Crianças, Mulheres, Homossexuais e Idosos

Palestrante: Lucila Vianna e Membros do Grupo de Violência da UNIFESP

03/07 - Sábado

8:00 - 8:50


Conferência: Sexualidade na Adolescência e Interface com a Família

Coordenadora: Celina Daspett

Palestrante: Maurício de Souza

9:00 - 9:50


Conferência:

Coordenadora: Maria Goreti da Silva Cruz

Palestrante: Ana Zampieri

10:00 - 10:30


Coffee Break

10:30 - 12:30


Mesa Redonda: Sexualidade, (Não) Diálogo Entre Pais e Filhos

Questões da Sexualidade nas Relações Familiares

Coordenadora: Cristina Romualdo

• A Visão do Psicólogo - Palestrante: Luiz Amadeu Bragante

• A Visão do Educador - Palestrante: Maria Helena Vilela

• A Visão do Médico - Palestrante: Antônio Macedo Jr

• A Visão do Terapeuta Familiar e de Casal - Palestrante: Cássia Franco

12:30 - 14:00


Almoço

14:00 - 15:00


Conferência: Musicoterapia no Trabalho em Sexualidade na Família

Coordenador: Enaury Alves

Palestrante: Ana Paula Cascarani

15:00 - 17:00


Mesa Redonda: Transsexualidade

Coordenadora: Ana Claudia C. Delmaschio

• Depoimento - Robson conhecido como Dani

• Transsexualidade e Família - Palestrante: Alexandre Saadeh

• Políticas Públicas na Transsexualidade - Palestrante: Maria Angélica

17:00 - 17:30


Encerramento

Haverá Certificado de Participação



Público Alvo: Comunidade em geral

I Encontro Multiprofissional do Acompanhamento e Atenção à Saúde Integral do Adolescente

Objetivo:

O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente oferece o curso I Encontro Multiprofissional do Acompanhamento e Atenção à Saúde Integral do Adolescente aos profissionais do CREN e demais profissionais que trabalhem ambulatorialmente com adolescentes

data: 26/08/2010

Horário: 8:30h - 17:10h

Local: Teatro Marcos Lindenberg

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Rua Botucatu, 862 - São Paulo

E V E N T O G R A T U I T O

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

PROGRAMAÇÃO

1º dia –26/08/2010

8:30


Abertura

09:00 – 09:50


Vulnerabilidade e risco

Prof. Dra Maria Sylvia de Souza Vitalle

Chefe do CAAA

Dra em Medicina pela UNIFESP

09:50 – 10:40


Obesidade e Alterações Metabólicas

Profa. Dra Isa de Pádua Cintra Sampaio

Vice Chefe do CAAA

Dra em Ciências da Saúde pela UNIFESP

10:40 – 11:00


Intervalo

11:00 – 12:00


Entendendo a adolescência

Profa. DraTeresa Helena Schoen Ferreira

Doutora em Ciências Aplicadas a Pediatria pela UNIFESP

Chefe da Unidade de Psicologia do CAAA

12:00 – 13:30


INTERVALO PARA ALMOÇO

13:30 - 14:20


A Saúde Bucal do Adolescente

Prof. Dra. Rosa Maria Eid Wailer

Chefe da Unidade de Odontologia do CAAA

14:20 – 15:10


A Consulta de nutrição e os principais problemas nutricionais do adolescente

Dra Eliana Pereira Vellozo

Doutoranda em Ciências Aplicadas a Pediatria pela UNIFESP

Supervisora do ambulatório de Nutrição do CAAA

15:10 – 15:30


INTERVALO

15:30 - 16:20


Métodos contraceptivos e contracepção de urgência

Prof. Ana Carolina Sato

R3 em Medicina do Adolescente pelo CAAA

16:20 – 17:10


Gravidez na Adolescência

Prof. Roberta de Lucena

Mestranda em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP

Prof. Do Curso Gama Filho

Coordenadora do Ambulatório de Nutrição do CAAA

17:10


Encerramento e Entrega dos Certificados


Haverá Certificado de Participação



Público Alvo: Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, e Terapia Ocupacional

I Encontro Multiprofissional do Acompanhamento e Atenção à Saúde Integral do Adolescente

Objetivo:

O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente oferece o curso I Encontro Multiprofissional do Acompanhamento e Atenção à Saúde Integral do Adolescente aos profissionais do CREN e demais profissionais que trabalhem ambulatorialmente com adolescentes

data: 26/08/2010

Horário: 8:30h - 17:10h

Local: Teatro Marcos Lindenberg

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Rua Botucatu, 862 - São Paulo

E V E N T O G R A T U I T O

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

PROGRAMAÇÃO

1º dia –26/08/2010

8:30


Abertura

09:00 – 09:50


Vulnerabilidade e risco

Prof. Dra Maria Sylvia de Souza Vitalle

Chefe do CAAA

Dra em Medicina pela UNIFESP

09:50 – 10:40


Obesidade e Alterações Metabólicas

Profa. Dra Isa de Pádua Cintra Sampaio

Vice Chefe do CAAA

Dra em Ciências da Saúde pela UNIFESP

10:40 – 11:00


Intervalo

11:00 – 12:00


Entendendo a adolescência

Profa. DraTeresa Helena Schoen Ferreira

Doutora em Ciências Aplicadas a Pediatria pela UNIFESP

Chefe da Unidade de Psicologia do CAAA

12:00 – 13:30


INTERVALO PARA ALMOÇO

13:30 - 14:20


A Saúde Bucal do Adolescente

Prof. Dra. Rosa Maria Eid Wailer

Chefe da Unidade de Odontologia do CAAA

14:20 – 15:10


A Consulta de nutrição e os principais problemas nutricionais do adolescente

Dra Eliana Pereira Vellozo

Doutoranda em Ciências Aplicadas a Pediatria pela UNIFESP

Supervisora do ambulatório de Nutrição do CAAA

15:10 – 15:30


INTERVALO

15:30 - 16:20


Métodos contraceptivos e contracepção de urgência

Prof. Ana Carolina Sato

R3 em Medicina do Adolescente pelo CAAA

16:20 – 17:10


Gravidez na Adolescência

Prof. Roberta de Lucena

Mestranda em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP

Prof. Do Curso Gama Filho

Coordenadora do Ambulatório de Nutrição do CAAA

17:10


Encerramento e Entrega dos Certificados


Haverá Certificado de Participação



Público Alvo: Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, e Terapia Ocupacional

sábado, 12 de junho de 2010

PALESTRAS SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL “Atendimento à diversidade – paradigma de suportes: do clínico ao educacional”

Objetivo: proporcionar informações e discussões sobre os aspectos voltados ao diagnóstico e ao atendimento educacional especializado na área da deficiência intelectual.

Público: Profissionais da área da Saúde e da Educação

Carga Horária: 16 horas

Horário: 08h00 às 17h00

Datas: 20 e 21/08/2010 (sexta e sábado)

Evento: gratuito

Conteúdo Programático Avaliação (diagnóstica: instrumentalização e protocolos; pedagógica: processual e sondagem) e Atendimento Educacional Especializado (aspectos legais, operacionais e de diretrizes do atendimento educacional especializado)

Docentes: Profissionais da Pestalozzi de São Paulo

Vagas limitadas
Obs.: Haverá envio de certificado de participação no evento

Local de Realização e Informações:
Sociedade Pestalozzi de São Paulo
Av. Morvan Dias de Figueiredo, 2801 – Vila Guilherme - São Paulo
Fone: (11) 2905 3045 / 2905 3047 / 2905 3048 - Ramal 240
E-mail: cursos@pestalozzisp.org.br