segunda-feira, 3 de julho de 2017

Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação


Neurociência Aplicada À Educação
Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação está estruturada por meio de disciplinas que se articulam e se integram através da realização de pesquisas, culminando com a elaboração e apresentação de uma monografia que será o trabalho final de curso.
O curso possui uma metodologia que assegurará ao aluno o aprofundamento teórico na área, a reflexão crítica sobre a prática pedagógica e a análise de novas alternativas para o ensino-aprendizagem.
Inscreva-se! 
Faça sua matrícula hoje mesmo!
🚨🚨🚨🚨🚨NÃO PERCA TEMPO!!!!!!!!

Acesse o link.....

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Prof. Marcelo Clemente ministrará palestra sobre Pedagogia Hospitalar na Semana Científica e Cultural da UNIFESP

VIII SCCUD SEMANA CIENTÍFICA E CULTURAL DA UNIFESP DIADEMA





O Prof. Marcelo Clemente, será um dos preletores a ministrar uma palestra  na 8ª Semana Científica e Cultural da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. 


Tema da Palestra:  

Neurociência e Mediação Cognitiva a crianças e adolescentes hospitalizados - Um novo olhar sobre a Pedagogia Hospitalar.

Data: dia 22/08, das 10h às 12h.

A SCCUD é um evento organizado por uma comissão de discentes formada por integrantes dos cursos: Ciências, Ciências ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia, Química e Química Industrial, que tem como objetivo integrar, educar e agregar conhecimentos extracurriculares e interdisciplinares, assim como mostrar aos participantes inúmeras possibilidades do mercado de trabalho e possíveis áreas de atuação. Trata-se de um dos maiores eventos acadêmicos realizado em toda a UNIFESP, já tendo sete edições realizadas com muito sucesso. 

No ano de 2017, ocorrerá sua oitava edição! A cada ano a comissão organizadora busca inovar nos conteúdos e investir em melhorias para que o evento continue crescendo e aumente sua força e seu reconhecimento tanto no meio acadêmico quanto na comunidade local. VIII Semana Científica e Cultural

Não só voltada para o meio acadêmico, a SCCUD é responsável pela realização de projetos culturais em Diadema, tais como o Projeto Escola, no qual alunos da UNIFESP visitam escolas para debater a importância e desafios de uma graduação e principalmente motivar alunos de ensino fundamental e médio a estudarem para ingressar em uma faculdade ou universidade pública. Nas duas últimas edições o número de inscritos chegou a cerca de 1000 pessoas, e em torno de 600/700 pessoas compareceram todos os dias no evento. Em 2017, temos certeza que o número de inscritos chegará a 1000 novamente e trabalharemos muito para que isso ocorra. 

O Público Alvo do Evento são os: 
• Estudantes Universitários; 
• Pós-Graduandos; 
• Docentes; 
• Profissionais ligados as mais diversas áreas; 
• População de Diadema.

Um grande diferencial da SCCUD é ser um evento totalmente gratuito, exigindo apenas a doação de 1 kg de alimento não perecível, doado ao fim do evento para lares de idosos e de adoção localizados em diadema.

Informações sobre o evento:
O evento ocorrerá na Unidade Florestan Fernandes, localizada na Rua Manoel da Nóbrega, 1149, centro, Diadema, São Paulo, nos dias 21 a 25 de Agosto de 2017 (segunda a sexta-feira) com atividades programadas nos períodos matutino, vespertino e noturno.


quarta-feira, 19 de abril de 2017

Curso: Professor Mediador e a Neurolinguística na Sala de Aula.



Curso: Professor Mediador e a Neurolinguística na Sala de Aula. 



Introdução:
A presença das tecnologias e das telecomunicações trouxe nova dinâmica à maneira de se comunicar, se informar e, sobretudo, aprender. Com o conhecimento descentralizado e fluido a partir de diversas linguagens e meios de comunicação, espera-se mais do papel do professor – que deixa de ser um transmissor de conhecimentos para se posicionar como um mediador de diversas linguagens e oportunidades educativas.
A neurolinguística é a disciplina que estuda os mecanismos do cérebro humano que possibilitam a compreensão, a produção e o conhecimento da linguagem, tanto falada como escrita.



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Workshop sobre Neurociência e o Desenvolvimento Motor e Cognitivo de bebês de 0 a 3 anos.



Dia 11/02 – (Sábado, das 9h às 13h)
A fusão dos conhecimentos da neurociência contemporânea com o estudo do desenvolvimento biológico humano, aumentou substancialmente nosso entendimento de como são fundamentais os 6 primeiros anos da vida da criança. Está começando a ser desvendada, a relação entre como o cérebro humano se desenvolve, os circuitos neuronais e os mecanismos biológicos que afetam a aprendizagem, a linguagem, o comportamento e a saúde do indivíduo ao longo de sua existência. Neste Workshop abordaremos os três primeiros anos da vida de um bebê e os acontecimentos mais relevantes para a sua constituição nessa importante fase da vida.
Público Alvo: Pais, gestantes, diretores, coordenadores pedagógicos, professores, berçaristas, cuidadores de bebês e interessados em geral.
Neurociências e Mediação na Aprendizagem – Contribuições de Reuven Feuestein para a Educação.

Dia 19/02 – (domingo, das 9h às 13h)
No curso os participantes terão a oportunidade de vivenciar a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM, conhecer a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural – TMCE, bem como uma visão geral do Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI, abordagens de desenvolvimento cognitivo elaboradas pelo Prof. Reuven Feuerstein e conhecimentos produzidos pela área da Neurociência Cognitiva.
Público Alvo: Psicólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Diretores, coordenadores pedagógicos, educadores, e interessados em geral.
Preletor: Prof. Marcelo Clemente – Mestre em Educação e Saúde pela UNIFESP, Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional. Mediador Licenciado pelo Feuerstein Institute – Israel.
Acesse o link abaixo, faça sua pré-inscrição e garanta a sua vaga!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Workshop do Programa Primeiríssima Infância

Dias 30/11 e 01/12/2016 aconteceu o Workshop do Programa Primeiríssima Infância ministrado por Anna Maria Chiesa, Professora da Universidade de São Paulo - USP e consultora do Programa Primeiríssima Infância da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
O Workshop contou com a participação de docentes e gestores de várias unidades do Senac e representantes da United Way.



Parte dos conteúdos abordados: 
Pré natal, 

Puerpério, 
Amamentação, 
Parto humanizado, 
Puericultura, 
Espaços lúdicos, 
Formação de educadores de creches, 
Pevenção de acidentes e muito mais...
Excelente workshop!





quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Palestra: Relações étnicos raciais e de gênero na Educação Infantil

Palestras para educadores de creches e escolas de educação infantil


Tema : Relações étnicos raciais e de gênero na Educação Infantil
Abordagem teórica sobre a importância da implementação da Lei 10639/03 na educação infantil e séries iniciais.



Introdução:

A educação infantil é um espaço de relações sociais entre os sujeitos históricos e interativos que constroem em um currículo vivo, permeado de ações, atitudes, conceitos, linguagens e interesses. É crucial que a Instituição de Educação Infantil respeite e valorize a cultura das diferentes famílias envolvidas no processo educativo.  
Dependendo da forma como é entendida e tratada a questão da diversidade étnica, as instituições podem auxiliar as crianças a valorizar sua cultura, seu corpo, seu jeito de ser, ou pelo contrário favorecer a discriminação quando silenciam diante da diversidade e da necessidade de realizar abordagens de forma positiva.
A criança que vivencia situação de discriminação com relação ao seu corpo pode não construir uma imagem positiva de si mesma.

Objetivos:
Conscientizar educadores sobre a importância de uma prática pedagógica que priorize ações de inclusão e que retratem a riqueza cultural de nosso povo, dando atenção aos aspectos das diversidades étnicos raciais e de gênero.

Metodologia: 
Aula expositiva dialogada, aplicação de vivências motivadoras e reflexivas sobre a temática estudada.

Marcos legais: Constituição Brasileira – 1988; A Lei 10.639/03, LDB 9493/96, Declaração de DURBAN,  Parecer 003/2004 – CNEdEstatuto da Igualdade Racial - Lei 12288/2010

Carga horária: 04 horas (parada pedagógica)

Investimento: $ 600,00 (Seiscentos reais)

Inclui: Palestra com multimídia, certificado eletrônico de participação.


Preletor: Prof. Me. Marcelo Clemente

  • Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
  • Pedagogo, Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
  • Consultor pedagógico e facilitador de aprendizagem na área da Educação.
  • Mediador Licenciado pelo Instituto Feuerstein- Israel, para aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI (Nível I e II).
  • Professor universitário em cursos de graduação e pós graduação na área de Educação.
  • Docente do Senac, na área de Desenvolvimento Cognitivo e Educação.

Agende ainda hoje esta palestra em sua creche ou escola.

Outros Temas:

Os temas abordados  são definidos pela escola, de acordo com as suas necessidades. A capacitação é planejada respeitando a  realidade de cada escola, embora sempre mantenha sua característica vivencial, visando desenvolver  competências práticas do educador.

Veja alguns temas trabalhados:   

Como avaliar  as crianças na Educação Infantil? CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL;  
Primeiros Socorros na Educação Infantil;
Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil;
Conhecendo o desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos;
Conhecendo o desenvolvimento da criança de 3 a 5 anos;
Acompanhamento do desenvolvimento infantil e construção de pareceres descritivos sobre a criança;               
O processo de adaptação à escola: preparação da equipe, conduta com a família e manejo com a criança;       
Problemas de comportamento na infância: como identificar e enfrentar?
A importância da brincadeira na Educação Infantil;  
O bebê como um parceiro socialmente competente: os desafios da atuação no berçário;
As primeiras amizades e os conflitos entre crianças;  
Sexualidade na Educação Infantil; 
Intervenções com foco na transição da criança para o Ensino Fundamental;
Aproximando as relações entre família e escola: do planejamento das reuniões aos contato diários;
“Cuidando de quem cuida”: a saúde dos trabalhadores da Educação Infantil;
Manejo frente à situações de mordida;  
Estratégias para condução do processo de desfralde;

Carga horária: 2 a 4 horas cada tema.
Nossa consultoria leva para a sua escola todo o material multimídia e impresso (inclusive certificação para os participantes)
Assessoria e Consultoria Educacional
Diante das exigências dos dias atuais, torna-se necessário oferecer aos nossos colaboradores encontros de capacitação, objetivando maior eficiência e eficácia no atendimento aos clientes, na qualidade de nossos planejamentos pedagógicos e encantamento de nossas aulas.
Nossa Consultoria oferece cursos, palestras e oficinas à equipe técnica, ao corpo de docentes e aos funcionários administrativos de acordo com as especificidades de cada escola, dentro dos mais diversos enfoques, que pode ser trabalhado no decorrer no ano letivo colaborando com o crescimento intelectual e profissional da empresa educacional.

Visite nosso site: www.marceloclemente.com.br


Agende uma visita: 

(11) 96070-9219

Palestra: Relações étnicos raciais e de gênero na Educação Infantil

Palestras para educadores de creches e escolas de educação infantil


Tema : Relações étnicos raciais e de gênero na Educação Infantil
Abordagem teórica sobre a importância da implementação da Lei 10639/03 na educação infantil e séries iniciais.

Introdução:

A educação infantil é um espaço de relações sociais entre os sujeitos históricos e interativos que constroem em um currículo vivo, permeado de ações, atitudes, conceitos, linguagens e interesses. É crucial que a Instituição de Educação Infantil respeite e valorize a cultura das diferentes famílias envolvidas no processo educativo.  
Dependendo da forma como é entendida e tratada a questão da diversidade étnica, as instituições podem auxiliar as crianças a valorizar sua cultura, seu corpo, seu jeito de ser, ou pelo contrário favorecer a discriminação quando silenciam diante da diversidade e da necessidade de realizar abordagens de forma positiva.
A criança que vivencia situação de discriminação com relação ao seu corpo pode não construir uma imagem positiva de si mesma.

Objetivos:
Conscientizar educadores sobre a importância de uma prática pedagógica que priorize ações de inclusão e que retratem a riqueza cultural de nosso povo, dando atenção aos aspectos das diversidades étnicos raciais e de gênero.

Metodologia: 
Aula expositiva dialogada, aplicação de vivências motivadoras e reflexivas sobre a temática estudada.

Marcos legais: Constituição Brasileira – 1988; A Lei 10.639/03, LDB 9493/96, Declaração de DURBAN,  Parecer 003/2004 – CNEdEstatuto da Igualdade Racial - Lei 12288/2010


Carga horária: 04 horas (parada pedagógica)

Investimento: $ 600,00 (Seiscentos reais)

Inclui: Palestra com multimídia, certificado eletrônico de participação.


Preletor: Prof. Me. Marcelo Clemente

  • Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
  • Pedagogo, Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
  • Consultor pedagógico e facilitador de aprendizagem na área da Educação.
  • Mediador Licenciado pelo Instituto Feuerstein- Israel, para aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI (Nível I e II).
  • Professor universitário em cursos de graduação e pós graduação na área de Educação.
  • Docente do Senac, na área de Desenvolvimento Cognitivo e Educação.

Agende ainda hoje esta palestra em sua creche ou escola.

Outros Temas:

Os temas abordados  são definidos pela escola, de acordo com as suas necessidades. A capacitação é planejada respeitando a  realidade de cada escola, embora sempre mantenha sua característica vivencial, visando desenvolver  competências práticas do educador.

Veja alguns temas trabalhados:   

Como avaliar  as crianças na Educação Infantil? CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL;  
Primeiros Socorros na Educação Infantil;
Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil;
Conhecendo o desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos;
Conhecendo o desenvolvimento da criança de 3 a 5 anos;
Acompanhamento do desenvolvimento infantil e construção de pareceres descritivos sobre a criança;               
O processo de adaptação à escola: preparação da equipe, conduta com a família e manejo com a criança;       
Problemas de comportamento na infância: como identificar e enfrentar?
A importância da brincadeira na Educação Infantil;  
O bebê como um parceiro socialmente competente: os desafios da atuação no berçário;
As primeiras amizades e os conflitos entre crianças;  
Sexualidade na Educação Infantil; 
Intervenções com foco na transição da criança para o Ensino Fundamental;
Aproximando as relações entre família e escola: do planejamento das reuniões aos contato diários;
“Cuidando de quem cuida”: a saúde dos trabalhadores da Educação Infantil;
Manejo frente à situações de mordida;  
Estratégias para condução do processo de desfralde;

Carga horária: 2 a 4 horas cada tema.
Nossa consultoria leva para a sua escola todo o material multimídia e impresso (inclusive certificação para os participantes)
Assessoria e Consultoria Educacional
Diante das exigências dos dias atuais, torna-se necessário oferecer aos nossos colaboradores encontros de capacitação, objetivando maior eficiência e eficácia no atendimento aos clientes, na qualidade de nossos planejamentos pedagógicos e encantamento de nossas aulas.
Nossa Consultoria oferece cursos, palestras e oficinas à equipe técnica, ao corpo de docentes e aos funcionários administrativos de acordo com as especificidades de cada escola, dentro dos mais diversos enfoques, que pode ser trabalhado no decorrer no ano letivo colaborando com o crescimento intelectual e profissional da empresa educacional.

Visite nosso site: www.marceloclemente.com.br


Agende uma visita: 

(11) 96070-9219

terça-feira, 21 de junho de 2016

quarta-feira, 18 de maio de 2016


sexta-feira, 4 de março de 2016

Prof.Marcelo Clemente, será preletor em Semana Internacional da Mulher.

O Prof. Marcelo Clemente será o preletor de um evento promovido pelo Hospital Geral de Taipas - Katia der Souza Rodrigues, em semana comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

Todos estão convidados!
Endereço: Av. Elisio Teixeira Leite, 6999 - Parada de Taipas









terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Seminário debate pesquisas em saúde da mulher e da criança - Dia 24/02/2016

No II Seminário Nascer no Brasil Sudeste, a ser realizado na Faculdade de Saúde Pública da USP no dia 24 de fevereiro, serão disseminados resultados da Região Sudeste relativos à pesquisa Nascer no Brasil, com apresentação de trabalhos concluídos recentemente ou ainda em curso. Haverá, ainda, explanação sobre os procedimentos necessários para novas propostas de análise dos dados do referido inquérito. 

O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição. Para aqueles que desejarem, será fornecido certificado de participação.

A pesquisa Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento investigou a assistência prestada às mulheres em todo o país. Mais de 600 pesquisadores foram a campo e realizaram milhares de entrevistas, as quais compuseram um banco com dados inéditos sobre a realidade nacional de assistência ao parto e nascimento.



II Seminário Nascer no Brasil Sudeste
Local: Faculdade de Saúde Pública da USP - Av. Dr. Arnaldo, 715 – Sala Lucas Assunção.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

“Viva e Deixe Viver: Perfil das Crianças atendidas no Hospital Menino Jesus”

Quais são os impactos da contação de histórias em crianças internadas em hospitais?

No dia 18 de setembro, a Associação Viva e Deixe Viver, o Hospital Municipal Menino Jesus e a Fundação Itaú Social apresentarão os resultados completos da pesquisa “Viva e Deixe Viver: Perfil das Crianças atendidas no Hospital Menino Jesus”. 





Foi com o objetivo de avaliar os benefícios da contação de histórias para crianças hospitalizadas que a Associação Viva e Deixe Viver uniu-se à Fundação Itaú Social e ao Hospital Infantil Menino Jesus no desenvolvimento desta pesquisa inédita. A iniciativa teve o propósito de aferir os efeitos das ações lúdicas desenvolvidas no âmbito do programa Viva e Deixe Viver sobre as crianças internadas no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. “A pesquisa é importante porque consolida o entendimento acerca da efetividade das ações com a criança”, explica Valdir Cimino.

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver - www.vivaedeixeviver.org.br - Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.245 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 92 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Mahle Metal Leve, Pfizer, Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados, Bradesco e Volvo, em São Paulo, Unimed Rio e Rede D’Or, no Rio de Janeiro, e Magazine Luiza, em Recife.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Humanização e a Classe Hospitalar no Hospital São Paulo

Classe Hospitalar

Jornal Classe Hospitalar - 2013A humanização veio preencher uma lacuna existente nos hospitais em todo o mundo. O trabalho multidisciplinar, que possibilita a participação de profissionais de diversas áreas no contexto hospitalar, transforma o ambiente em um lugar mais afetivo, familiar, social e inclusivo.
Nesse sentido, os hospitais vêm dedicando, cada vez mais, espaço e importância às classes hospitalares, que, embasadas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e no Estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, têm como objetivo oferecer a continuidade dos conteúdos escolares durante a permanência dos jovens no hospital, diminuindo a probabilidade da evasão escolar, um dos maiores desafios para a educação em nosso País.                  
De acordo com a Dra. Léa Chuster Albertoni, coordenadora da Classe Hospitalar do Hospital São Paulo, a hospitalização, principalmente quando acontece por longos períodos, priva a criança do seu ambiente familiar e social. "Mais que objetivar o suporte pedagógico, o atendimento na Classe Hospitalar visa recuperar a socialização, o vínculo com o mundo exterior, a autoestima, a aceitação dos tratamentos médicos e a reinserção na escola de origem, colaborando na retomada do desenvolvimento evolutivo", afirma.

Fonte: http://www.pediatria.unifesp.br/assistencia/classe-hospitalar

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Prof. Marcelo Clemente, faz visita ao Hospital de Câncer Infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos

Hospital de Câncer Infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos
Adorei a visita e a recepção que o hospital proporcionou.
Agradeço a minha a minha amiga Cida Cândido, por conseguir articular esta visita monitorada ao Hospital. Fiquei impressionado com a excelente estrutura e suporte que o hospital oferece a crianças e adolescentes com câncer. Um belíssimo trabalho.

----- Abaixo: Texto extraído do site do Hospital -------

Um lugar onde as crianças são atendidas do jeito delas. Onde tudo é colorido, com quadros engraçados, fotos de animais fazendo caretas e, sobretudo, onde há muito amor. Assim é o Hospital de Câncer Infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos, inaugurado em 24 de março de 2012, mesmo dia em que foi celebrado o aniversário de 50 anos da instituição.
A construção do Hospital de Câncer Infantojuvenil “Presidente Luiz Inácio Lula da Silva” foi realizada inteiramente por meio de doação. Foram R$ 30 milhões obtidos através de duas edições da campanha televisiva “Direito de Viver” (transmitida pela Rede TV, Gazeta, Rede Vida e Canal Rural), e também por doações de empresas, pelo imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas do “Projeto Cuidar” – aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barretos para a captação de recursos ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), conforme estabelece o Art. 260 da Lei 8.069/90.
“O nome do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido como forma de agradecimento pela sua colaboração ao Hospital de Câncer de Barretos durante sua gestão na Presidência da República”, explica o diretor geral da instituição, Henrique Prata.

Fonte: http://www.hcancerbarretos.com.br/hospital-de-cancer-infantil
Fotos: Marcelo Clemente