Partindo da premissa de que o atendimento hospitalar não se realize somente no âmbito físico e sim multifatorial, as ações da pedagogia se efetuam sob a ótica de que mesmo passando por uma internação, a criança e o adolescente não precisam ter o seu processo de escolarização prejudicado.
Vivencia-se em uma unidade hospitalar uma realidade onde o escolar que passa por uma hospitalização, apresenta por vezes queixas relacionadas a freqüência, conteúdos, evasão, repetência e retorno à escola pós-alta. A atenção pedagógica nestas situações requer um atendimento específico e direcionado para contribuir com o tratamento e abreviar a permanência hospitalar. Através de atendimento diário com a equipe de saúde da unidade, faz-se um acompanhamento deste paciente criando um vínculo que favorecerá o contexto da internação. Posteriormente, envolve-se a escola e a família, procurando suprir as dificuldades e ansiedades quanto a escolarização. O envolvimento de tais seguimentos incrementa consideravelmente o atendimento psicopedagógico. O afastamento, por parte do internado, de sua família, escola e amigos por vezes altera sua auto-estima e provoca reações que irão de alguma forma modificar a trajetória de vida deste paciente. Cabe aqui a intervenção psicopedagógica, que irá auxiliar este paciente no momento de ressignificação de seus valores e desejos interrompidos pela internação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário