Quais são os impactos da contação de histórias em crianças internadas em hospitais?
No dia 18 de setembro, a Associação Viva e Deixe Viver, o Hospital
Municipal Menino Jesus e a Fundação Itaú Social apresentarão os
resultados completos da pesquisa “Viva e Deixe Viver: Perfil das
Crianças atendidas no Hospital Menino Jesus”.
Foi com o objetivo de avaliar os benefícios da contação de histórias para
crianças hospitalizadas que a Associação Viva e Deixe Viver uniu-se à
Fundação Itaú Social e ao Hospital Infantil Menino Jesus no
desenvolvimento desta pesquisa inédita. A iniciativa teve o propósito de
aferir os efeitos das ações lúdicas desenvolvidas no âmbito do programa
Viva e Deixe Viver sobre as crianças internadas no Hospital Municipal
Infantil Menino Jesus. “A pesquisa é importante porque consolida o
entendimento acerca da efetividade das ações com a criança”, explica
Valdir Cimino.
Sobre a Associação Viva e Deixe Viver - www.vivaedeixeviver.org.br
- Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e
Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
(OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar
histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando
transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e
terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da
entidade. Hoje, além dos 1.245 fazedores e contadores de histórias
voluntários, que visitam regularmente 92 hospitais em todo o Brasil, a
Associação conta com o apoio das empresas Mahle Metal Leve, Pfizer,
Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados, Bradesco e
Volvo, em São Paulo, Unimed Rio e Rede D’Or, no Rio de Janeiro, e
Magazine Luiza, em Recife.
Neste blog compartilho artigos, notícias, eventos e cursos ligados à área da Educação e da Saúde e mais especificamente sobre a Classe Hospitalar. Para cursos e palestras entre em contato pelo e-mail:marcelorhema@gmail.com
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
Humanização e a Classe Hospitalar no Hospital São Paulo
Classe Hospitalar

Nesse sentido, os hospitais vêm dedicando, cada vez mais, espaço e importância às classes hospitalares, que, embasadas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e no Estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, têm como objetivo oferecer a continuidade dos conteúdos escolares durante a permanência dos jovens no hospital, diminuindo a probabilidade da evasão escolar, um dos maiores desafios para a educação em nosso País.
De acordo com a Dra. Léa Chuster Albertoni, coordenadora da Classe Hospitalar do Hospital São Paulo, a hospitalização, principalmente quando acontece por longos períodos, priva a criança do seu ambiente familiar e social. "Mais que objetivar o suporte pedagógico, o atendimento na Classe Hospitalar visa recuperar a socialização, o vínculo com o mundo exterior, a autoestima, a aceitação dos tratamentos médicos e a reinserção na escola de origem, colaborando na retomada do desenvolvimento evolutivo", afirma.
Fonte: http://www.pediatria.unifesp.br/assistencia/classe-hospitalar
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Prof. Marcelo Clemente, faz visita ao Hospital de Câncer Infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos
Hospital de Câncer Infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos
Adorei a visita e a recepção que o hospital proporcionou.
Agradeço a minha a minha amiga Cida Cândido, por conseguir articular esta visita monitorada ao Hospital. Fiquei impressionado com a excelente estrutura e suporte que o hospital oferece a crianças e adolescentes com câncer. Um belíssimo trabalho.
Adorei a visita e a recepção que o hospital proporcionou.
Agradeço a minha a minha amiga Cida Cândido, por conseguir articular esta visita monitorada ao Hospital. Fiquei impressionado com a excelente estrutura e suporte que o hospital oferece a crianças e adolescentes com câncer. Um belíssimo trabalho.
----- Abaixo: Texto extraído do site do Hospital -------
Um lugar onde as crianças são atendidas
do jeito delas. Onde tudo é colorido, com quadros engraçados, fotos de
animais fazendo caretas e, sobretudo, onde há muito amor. Assim é o
Hospital de Câncer Infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos,
inaugurado em 24 de março de 2012, mesmo dia em que foi celebrado o
aniversário de 50 anos da instituição.
A construção do Hospital de Câncer
Infantojuvenil “Presidente Luiz Inácio Lula da Silva” foi realizada
inteiramente por meio de doação. Foram R$ 30 milhões obtidos através de
duas edições da campanha televisiva “Direito de Viver” (transmitida pela
Rede TV, Gazeta, Rede Vida e Canal Rural), e também por doações de
empresas, pelo imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas do
“Projeto Cuidar” – aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da
Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barretos para a captação de recursos
ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), conforme estabelece o
Art. 260 da Lei 8.069/90.
“O nome do Ex-Presidente Luiz Inácio
Lula da Silva foi escolhido como forma de agradecimento pela sua
colaboração ao Hospital de Câncer de Barretos durante sua gestão na
Presidência da República”, explica o diretor geral da instituição,
Henrique Prata.
Fonte: http://www.hcancerbarretos.com.br/hospital-de-cancer-infantil
Fotos: Marcelo Clemente
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Hospital municipal pediátrico no Rio oferece aulas para pacientes internados
A execução das atividades pedagógicas pelas professoras Elizabeth
Leitão, Priscila Vieira, Graziela Correia e Andrea Coelho leva em conta
as condições clínicas dos pequenos
Paredes
coloridas, murais com desenhos e pinturas, sala de estudo e
brinquedoteca. Essas características fazem parte de uma ala do 2º andar
do prédio de internação do Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, que
atende pequenos pacientes pelo Programa Classe Hospitalar. A
iniciativa, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de
Educação, tem como objetivo fazer com que as crianças não percam
conteúdo programático enquanto são submetidas a tratamentos na unidade,
mantendo sua rotina escolar, além de minimizar os traumas da
hospitalização. O projeto, pioneiro no Brasil, começou há 63 anos (14 de
agosto de 1950) e é referência nacional como espaço educacional
inclusivo.
Em um ambiente lúdico, colorido,
agradável e divertido, cerca de 90 crianças participam por mês do
programa, realizando tarefas escolares e trabalhos de grupo. Elas têm
aulas de português, matemática, ciências e informática, além de poderem
disfrutar de momentos de lazer com atividades de recreação e leitura.
Segundo a coordenadora do programa,
Elizabeth Leitão, que atua na unidade desde 1985, o trabalho reúne
direitos básicos à educação e à saúde:
“Aqui trabalhamos a criança, a família e
a escola. Temos um olhar amplo na educação dessas crianças. Transformar
é nosso papel, bem como tentar dar dignidade e oportunidade no futuro.
Cada criança tem um desempenho diferenciado. Fazemos a adaptação e
seguimos o currículo pedagógico, utilizando todo o material da rede
municipal de ensino. Temos uma escola viva dentro do hospital. Muitas
crianças já chegam aqui com dificuldades e temos que ser mediadoras e
facilitadoras. O objetivo é reinseri-las sem grande defasagem na escola.
A prática é rápida e lúdica, já que o fluxo de crianças é bastante
grande”.
A Classe Hospitalar funciona de segunda a
sexta-feira em dois turnos. Pela manhã, atende os pacientes
individualmente nos leitos do hospital, quando a criança tem limitação
de locomoção, e, à tarde, as tarefas são realizadas na sala de aula
montada na unidade. O ambiente também conta com sala multimídia com
computadores, parquinho para recreação livre, jogos dirigidos,
biblioteca com livros variados, sala de estudo, televisão, aparelho de
DVD, carrinhos, mesinhas.
A execução das atividades pedagógicas
pelas professoras Elizabeth Leitão, Priscila Vieira, Graziela Correia e
Andrea Coelho leva em conta as condições clínicas dos pequenos, as
orientações médicas, os níveis de desenvolvimento e escolaridade e a
faixa etária dos alunos – de três a 18 anos incompletos. O conteúdo
programático vai da Educação Infantil ao 9º ano e tem acompanhamento
pedagógico da Educação Especial do Rio de Janeiro/Instituto Helena
Antipoff. Todas as atividades recebem orientação da equipe de saúde com
relação à atenção e condição clínica dos pacientes e também dos pais
responsáveis, que autorizam a participação dos filhos no programa.
Estudante do 6º ano da Escola Municipal
Evangelina Duarte Batista, Sara Queiroz Linhares, de 11 anos, alegou que
o tempo que passa na Classe Hospitalar é justamente no horário em que
estaria na escola, por isso, não sente tanta falta da sala de aula.
“Estudo à tarde, mesmo horário daqui do
hospital. Apesar de não estar indo à escola, estou aprendendo várias
coisas como a importância dos alimentos, das campanhas de vacinação e
outras coisas. Aqui também é legal, tem brinquedos, jogos, computador e a
gente se diverte”, disse Sara, que trata uma tuberculose e crise na
coluna.
Neste ano, o projeto pedagógico tem como
tema “Vivendo entre laços”, uma referência ao poema O Laço e o Abraço,
de Mário Quintana, e visa promover uma reflexão sobre os valores e as
relações humanas. Cada matéria é abordada de forma interativa. Na
disciplina de português, por exemplo, ensina como escrever o nome dos
países; na de geografia, por meio de bandeiras e mapas; na de
matemática, através de tabelas de jogos; e na de ciências, mostra fatos
do cotidiano, como a campanha de vacinação. Para tornar as aulas mais
atrativas são trabalhados assuntos da atualidade, além de datas
comemorativas como aniversário do Rio (março), um laço de amor; Páscoa
(abril), um laço de fraternidade; Dia do Abraço (maio), laço de amizade;
e Copa do Mundo, laço entre o homem e o mundo.
Fonte: http://aibnews.com.br/noticias/plantao-rio/2014/04/hospital-municipal-pediatrico-no-rio-oferece-aulas-para-pacientes-internados.html
terça-feira, 13 de maio de 2014
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
sábado, 26 de outubro de 2013
Palestra sobre Pedagogia Hospitalar e Empresarial - Semana Intercursos do Centro Universitário UniSantanna

O Centro Universitário UniSant'Anna, promoveu no mês de outubro, a Semana Intercursos.
O Prof. Marcelo Clemente, foi convidado para ministrar aos alunos do curso de Pedagogia uma palestra sobre: "O mercado de trabalho para o Pedagogo no âmbito hospitalar e corporativo."

Foi um tempo precioso de compartilhamento de experiências e orientação sobre a carreira do educador.


Prof. Marcelo Clemente ministrará palestra sobre Pedagogia Hospitalar durante a VI Jornada Pedagógica da Faculdade de Ciências e Tecnologias - FACICA/MG
VI JORNADA PEDAGÓGICA
FACICA – CAMPOS GERAIS
FACICA—FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DE CAMPOS GERAIS/ MG

“OS LUGARES QUE O PEDAGOGO ATUA: ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES”
PROGRAMAÇÃO
04 de novembro
Local: ACTUS
19:00hs – Inscrição e entrega de Materiais
19:30hs – Apresentação Cultural – VOZ e VIOLÃO com Daniel Bardô
20:00hs - Palestra
Prof. Dr. André Luiz Sena Mariano
Coordenador do Curso de Pedagogia Licenciatura—UNIFAL
Tema: “A Docência como eixo central da profissão do Pedagogo”
05 de novembro
Local: ACTUS
19:00 hs— Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos 2013
06 de novembro
Local: ACTUS
19:00 hs— Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos 2013
07 de novembro
Local: ACTUS
19:00—Coral do Presídio de Alfenas
19:30—Palestra
Tema: Pedagogia Prisional realidade do município de Alfenas/MG
Prof. Helizandro César Sales
Pedagogo—Diretor Geral do Presídio de Alfenas
08 de novembro
Local: ACTUS
19:00—Apresentação cultural— POESIA E VIOLÃO com Nadson Martins
19:30— Palestra: Tema: “Pedagogia Hospitalar no Brasil”
Prof. Ms Marcelo Clemente
Mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pedagogo com especialização em em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professor universitário em cursos de graduação e pós graduação em Pedagogia Hospitalar.
EXPOSIÇÃO:
Feira de Livros - Ciranda Cultural
Representante: Iolanda—6 período Pedagogia
Apresentação de Trabalhos da Prof. Ms. Vaneide Arantes - sexto período de Pedagogia
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFSP
Serei um dos Preletores. Estão todos convidados!
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFSP

TEMA: A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DILEMAS E DESAFIOS.V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFSP

De 21 a 23 de outubro de 2013.
Local:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFSP - Campus São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 – Canindé/SP
PÚBLICO ALVO: Alunos das licenciaturas e dos demais cursos superiores, alunos da Pós-graduação em Formação de Professores, profissionais da área.
PROGRAMAÇÃO
Dia 21 de outubro (segunda-feira).
Auditório Alvo Ivo de Vicenzo.
19h00 – 19h30min Abertura
Prof. Me. Luís Cláudio de Matos
Diretor Geral do Campus São Paulo
19h30 – 20h30min Palestra 1
Aprendizagem da docência: o espaço da teoria e da prática no atendimento escolar hospitalar
Profa. Dra. Amália Neide Covic
Graduada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Física Médica PUC/SP, Mestre e Doutora em Educação (Currículo) PUC/SP. Atualmente é Coordenadora e Formadora de Professores para atuação em Atendimento Escolar Hospitalar no Instituto de Oncologia Pediátrica - Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer - Universidade Federal de São Paulo, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP/Campus Guarulhos.
20h30min – 22h00 Palestra 2
Bullying escolar – O gigante está adormecido? Reflexão, realidade e ações preventivas.
Prof. Me. Marcelo Clemente
Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pedagogo com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
http://obullyingnasescolas.blogspot.com.br/
____________________________________________________________
Dia 22 de outubro (terça-feira).
Auditório Aldo Ivo de Vicenzo.
8h30min – 8h30min Palestra 1
Formação do professor: Perspectivas contemporâneas
Prof. Me. Leandro Tadeu Luz – IFSP
Licenciado em Letras e Especialista em Educação pela UFMS. Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL e Doutorando em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Pesquisa a formação do professor de línguas, especificamente as crenças de professores em formação inicial sobre leitura e escrita. É professor do IFSP.
9h30min – 10h30min Palestra 2
Professor homem na Educação Infantil – uma identidade em construção?
Psicóloga Me. Maria Arlete Bastos Pereira
Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco. Mestre em Educação e Saúde na Infância Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atua como Psicóloga Escolar, na Divisão Técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.
10h30min – 11h30min Palestra 3
Professores e seus relatos de experiência. Distâncias entre teoria educativa e prática escolar: o caso da São Paulo redemocrática.
Profa. Me. Suzana Iris Bezerra
Historiadora pela UNESP, Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP e Doutoranda na mesma área. Dedicou-se ao estudo da adolescência em situação de pobreza urbana, periódicos educacionais e relações institucionais entre governo e professorado. Integra o Grupo de Pesquisas e Estudos sobre a Infância e a Adolescência GRUPESCI, do Laboratório de Estudos de Vulnerabilidades Infantis –LEVI.
12h00 – 13h00 – Intervalo (almoço)
13h30min - 18h00 Auditório SP1
Comunicação oral coordenada.
Apresentação de trabalhos científicos e relatos de prática.
_____________________________________________________________
Dia 23 de outubro (quarta-feira).
14h00 – 17h00 Sala 333
Oficina - Comunicação Corporal
Prof. Me. Fredyson Hilton da Cunha
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMS e Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Tem experiência e interesse na pesquisa em danças brasileiras, dança contemporânea e criação coreográfica. Formação de bailarino em dança clássica, contemporânea e dança-teatro.
18h00 – 21h00 Auditório da Eletrônica
Comunicação oral coordenada.
Apresentação de trabalhos científicos e relatos de prática.
Organização:
Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores – IFSP/ Campus SP.
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFSP
Serei um dos Preletores. Estão todos convidados!
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFSP

TEMA: A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DILEMAS E DESAFIOS.V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFSP

De 21 a 23 de outubro de 2013.
Local:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFSP - Campus São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 – Canindé/SP
PÚBLICO ALVO: Alunos das licenciaturas e dos demais cursos superiores, alunos da Pós-graduação em Formação de Professores, profissionais da área.
PROGRAMAÇÃO
Dia 21 de outubro (segunda-feira).
Auditório Alvo Ivo de Vicenzo.
19h00 – 19h30min Abertura
Prof. Me. Luís Cláudio de Matos
Diretor Geral do Campus São Paulo
19h30 – 20h30min Palestra 1
Aprendizagem da docência: o espaço da teoria e da prática no atendimento escolar hospitalar
Profa. Dra. Amália Neide Covic
Graduada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Física Médica PUC/SP, Mestre e Doutora em Educação (Currículo) PUC/SP. Atualmente é Coordenadora e Formadora de Professores para atuação em Atendimento Escolar Hospitalar no Instituto de Oncologia Pediátrica - Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer - Universidade Federal de São Paulo, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP/Campus Guarulhos.
20h30min – 22h00 Palestra 2
Bullying escolar – O gigante está adormecido? Reflexão, realidade e ações preventivas.
Prof. Me. Marcelo Clemente
Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pedagogo com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
http://obullyingnasescolas.blogspot.com.br/
____________________________________________________________
Dia 22 de outubro (terça-feira).
Auditório Aldo Ivo de Vicenzo.
8h30min – 8h30min Palestra 1
Formação do professor: Perspectivas contemporâneas
Prof. Me. Leandro Tadeu Luz – IFSP
Licenciado em Letras e Especialista em Educação pela UFMS. Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL e Doutorando em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Pesquisa a formação do professor de línguas, especificamente as crenças de professores em formação inicial sobre leitura e escrita. É professor do IFSP.
9h30min – 10h30min Palestra 2
Professor homem na Educação Infantil – uma identidade em construção?
Psicóloga Me. Maria Arlete Bastos Pereira
Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco. Mestre em Educação e Saúde na Infância Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atua como Psicóloga Escolar, na Divisão Técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.
10h30min – 11h30min Palestra 3
Professores e seus relatos de experiência. Distâncias entre teoria educativa e prática escolar: o caso da São Paulo redemocrática.
Profa. Me. Suzana Iris Bezerra
Historiadora pela UNESP, Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP e Doutoranda na mesma área. Dedicou-se ao estudo da adolescência em situação de pobreza urbana, periódicos educacionais e relações institucionais entre governo e professorado. Integra o Grupo de Pesquisas e Estudos sobre a Infância e a Adolescência GRUPESCI, do Laboratório de Estudos de Vulnerabilidades Infantis –LEVI.
12h00 – 13h00 – Intervalo (almoço)
13h30min - 18h00 Auditório SP1
Comunicação oral coordenada.
Apresentação de trabalhos científicos e relatos de prática.
_____________________________________________________________
Dia 23 de outubro (quarta-feira).
14h00 – 17h00 Sala 333
Oficina - Comunicação Corporal
Prof. Me. Fredyson Hilton da Cunha
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMS e Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Tem experiência e interesse na pesquisa em danças brasileiras, dança contemporânea e criação coreográfica. Formação de bailarino em dança clássica, contemporânea e dança-teatro.
18h00 – 21h00 Auditório da Eletrônica
Comunicação oral coordenada.
Apresentação de trabalhos científicos e relatos de prática.
Organização:
Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores – IFSP/ Campus SP.
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Semana Senac de Inclusão e Diversidade
O Senac Consolação realiza, de 1º a 5 de outubro, a 8ª edição da Semana Senac de Inclusão e Diversidade. O tema deste ano é Mercado de Trabalho, Diversidade Profissional e Valorização da Competência.
Esse é um espaço de promoção do diálogo e compartilhamento de experiências em torno do tema inclusão social e educacional.
O evento é aberto a educadores, gestores de recursos humanos e do terceiro setor, estudantes, empresários, profissionais da área da saúde e público interessado no tema.
Todas as atividades da semana contarão com audiodescrição e interpretação em Libras.
Esse é um espaço de promoção do diálogo e compartilhamento de experiências em torno do tema inclusão social e educacional.
O evento é aberto a educadores, gestores de recursos humanos e do terceiro setor, estudantes, empresários, profissionais da área da saúde e público interessado no tema.
Todas as atividades da semana contarão com audiodescrição e interpretação em Libras.
Senac Consolação Rua Dr. Vila Nova, 228 - 1º andar - Centro São Paulo - SP E-mail: consolacao@sp.senac.br Telefone: 11.2189-2100 |
![]() | Data e Horário 01/10/2013 até 05/10/2013 |
![]() | Preço
|
Programação:
Workshop de Inclusão com apresentação do curtas Dicas de Convivência, do Instituto Mara Gabrilli
Data e horário: 01/10/2013 das 14 às 17 horas
Pedro Paulo Barros Zogbi
Psicólogo, especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação da PUC. Experiência em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, atuação com programas de Responsabilidade Corporativa em Diversidade. Docente do Senac Consolação, atuando na capacitação de jovens e em programas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.
Data e horário: 01/10/2013 das 14 às 17 horas
Pedro Paulo Barros Zogbi
Psicólogo, especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação da PUC. Experiência em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, atuação com programas de Responsabilidade Corporativa em Diversidade. Docente do Senac Consolação, atuando na capacitação de jovens e em programas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.
Oficina de Libras: Noções Básicas de Cultura Surda e Como se Comunicar com Surdos
Data e horário: 02/10/2013 das 15 às 16 horas
Eduardo Pereira Silva
Bacharel em Teologia, formado pela Feneis no curso de Instrutores de Libras. É docente de Libras do Senac Consolação e da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.
A oficina será realizada na sala 411 – 4º andar
Data e horário: 02/10/2013 das 15 às 16 horas
Eduardo Pereira Silva
Bacharel em Teologia, formado pela Feneis no curso de Instrutores de Libras. É docente de Libras do Senac Consolação e da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.
A oficina será realizada na sala 411 – 4º andar
Oficina: Sem Sentido, tem Sentido – Como a aprendizagem ocorre quando se é privado do sentido da visão?
Data e horário: 02/10/2013 das 16h30 às 17h30
Teresa Pereira
Psicopedagoga pós-graduada pelo Instituto Isabel/RJ, Especialização em Deficiência Intelectual pela UGF/SP, Formação em Pedagogia pela Faculdade Cândido Mendes com habilitação em Direção Escolar. Formações no Programa de Enriquecimento Instrumental para cegos – PEI Tátil- Instituto Feuertein/ Paris e no Curso Learning Potential Assessment Device (LPAD)- ICELP (International Center for the Enhancement of Learning Potential - Jerusalém / Israel. Especialista em mediação cognitiva pelo ICELP. Docente da área de Educação do Senac Consolação e consultora de desenvolvimento das Oficinas de Raciocínio Lógico.
A oficina será realizada na sala 411 - 4º andar
Data e horário: 02/10/2013 das 16h30 às 17h30
Teresa Pereira
Psicopedagoga pós-graduada pelo Instituto Isabel/RJ, Especialização em Deficiência Intelectual pela UGF/SP, Formação em Pedagogia pela Faculdade Cândido Mendes com habilitação em Direção Escolar. Formações no Programa de Enriquecimento Instrumental para cegos – PEI Tátil- Instituto Feuertein/ Paris e no Curso Learning Potential Assessment Device (LPAD)- ICELP (International Center for the Enhancement of Learning Potential - Jerusalém / Israel. Especialista em mediação cognitiva pelo ICELP. Docente da área de Educação do Senac Consolação e consultora de desenvolvimento das Oficinas de Raciocínio Lógico.
A oficina será realizada na sala 411 - 4º andar
Sessão Pipoca: Colegas, de Marcelo Galvão
Data e horário: 02/10/2013 das 19 às 21 horas
A atividade será realizada no Auditório Nobre - térreo
Data e horário: 02/10/2013 das 19 às 21 horas
A atividade será realizada no Auditório Nobre - térreo
Sessão Pipoca: Intocáveis, de Eric Toledano
Data e horário: 03/10/2013 das 15 às 16 horas
A atividade será realizada no Auditório Nobre - térreo
Data e horário: 03/10/2013 das 15 às 16 horas
A atividade será realizada no Auditório Nobre - térreo
World Café: As diferentes posturas empresariais frente ao processo de inclusão
Data e horário: 03/10/2013 das 19 horas às 21h30
Pedro Paulo Zogbi
Psicólogo, especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação da PUC. Experiência em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, atuação com programas de Responsabilidade Corporativa em Diversidade. Docente do Senac Consolação, atuando na capacitação de jovens e em programas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.
A atividade será realizada na sala 114 - 1º andar
Data e horário: 03/10/2013 das 19 horas às 21h30
Pedro Paulo Zogbi
Psicólogo, especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação da PUC. Experiência em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, atuação com programas de Responsabilidade Corporativa em Diversidade. Docente do Senac Consolação, atuando na capacitação de jovens e em programas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.
A atividade será realizada na sala 114 - 1º andar
Roda de Conversa: Mercado de trabalho, diversidade profissional e valorização da competência
Data e horário: 04/10/2013 das 18h30 às 21h30
Roseli Behaker Garcia - Graduada em Letras, pós-graduada em Linguagem das Artes e mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Profissional da área de Recursos Humanos há 17 anos, ministrando palestras sobre inclusão, mercado de trabalho, motivação. Representou o Brasil no Congresso Internacional para Mulheres com Deficiência Visual no Canadá em 1996. Atriz há oito anos pela Oficina dos Menestréis dirigida por Deto Montenegro.
Pedro Paulo Zogbi- Psicólogo, especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação da PUC. Experiência em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, atuação com programas de Responsabilidade Corporativa em Diversidade. Docente do Senac Consolação, atuando na capacitação de jovens e em programas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.
Silvana Cambiaghi - Arquiteta, mestre em desenho universal pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, desenvolve trabalho na Prefeitura de São Paulo sobre acessibilidade. É fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), membro do grupo de trabalho da revisão de Normas Técnicas de acessibilidade da ABNT. É docente de cursos de Mestrado em Design e em Tecnologia Assistiva. Ministra palestras no Brasil e no exterior e ganhou no ano de 2000 o prêmio internacional "Horizontes que convergem" conferido pela Universidad de Guanajuato (México).
Marçal Souza - Produtor executivo do filme Colegas, o paranaense, nascido em Porecatu, fixou-se em São Paulo, onde iniciou sua carreira ainda jovem, em filmes do diretor argentino Hector Babenco. A longa parceria, iniciada com O rei da noite (1976), rendeu os premiados Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, Pixote: a lei do mais fraco, O Beijo da Mulher Aranha e Brincando nos campos do senhor. Além de Babenco, Marçal produziu cineastas renomados como Francisco Ramalho Jr., Ugo Giorgetti, Walter Hugo Khouri, André Klotzel, Sergio Rezende, Marcelo Galvão, entre outros.
Ariel Goldenberg e Rita Pokk - Atores protagonistas do filme Colegas - Atuaram pela primeira vez juntos numa versão teatral de "Romeu e Julieta". Ariel conseguiu papéis na novela "Jamais Te Esquecerei" (2003), do SBT (na qual Rita fez uma participação), e num episódio da série global "Carga Pesada". Depois, já casados, ficaram conhecidos nacionalmente ao participar do documentário "Do Luto à Luta" (2005), de Evaldo Mocarzel, vencedor de seis prêmios no Festival do Recife.
Mediação
Marta Gil - Consultora, socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e colunista da Revista Reação. Autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no Senai SP”
Data e horário: 04/10/2013 das 18h30 às 21h30
Roseli Behaker Garcia - Graduada em Letras, pós-graduada em Linguagem das Artes e mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Profissional da área de Recursos Humanos há 17 anos, ministrando palestras sobre inclusão, mercado de trabalho, motivação. Representou o Brasil no Congresso Internacional para Mulheres com Deficiência Visual no Canadá em 1996. Atriz há oito anos pela Oficina dos Menestréis dirigida por Deto Montenegro.
Pedro Paulo Zogbi- Psicólogo, especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação da PUC. Experiência em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, atuação com programas de Responsabilidade Corporativa em Diversidade. Docente do Senac Consolação, atuando na capacitação de jovens e em programas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.
Silvana Cambiaghi - Arquiteta, mestre em desenho universal pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, desenvolve trabalho na Prefeitura de São Paulo sobre acessibilidade. É fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), membro do grupo de trabalho da revisão de Normas Técnicas de acessibilidade da ABNT. É docente de cursos de Mestrado em Design e em Tecnologia Assistiva. Ministra palestras no Brasil e no exterior e ganhou no ano de 2000 o prêmio internacional "Horizontes que convergem" conferido pela Universidad de Guanajuato (México).
Marçal Souza - Produtor executivo do filme Colegas, o paranaense, nascido em Porecatu, fixou-se em São Paulo, onde iniciou sua carreira ainda jovem, em filmes do diretor argentino Hector Babenco. A longa parceria, iniciada com O rei da noite (1976), rendeu os premiados Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, Pixote: a lei do mais fraco, O Beijo da Mulher Aranha e Brincando nos campos do senhor. Além de Babenco, Marçal produziu cineastas renomados como Francisco Ramalho Jr., Ugo Giorgetti, Walter Hugo Khouri, André Klotzel, Sergio Rezende, Marcelo Galvão, entre outros.
Ariel Goldenberg e Rita Pokk - Atores protagonistas do filme Colegas - Atuaram pela primeira vez juntos numa versão teatral de "Romeu e Julieta". Ariel conseguiu papéis na novela "Jamais Te Esquecerei" (2003), do SBT (na qual Rita fez uma participação), e num episódio da série global "Carga Pesada". Depois, já casados, ficaram conhecidos nacionalmente ao participar do documentário "Do Luto à Luta" (2005), de Evaldo Mocarzel, vencedor de seis prêmios no Festival do Recife.
Mediação
Marta Gil - Consultora, socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e colunista da Revista Reação. Autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no Senai SP”
Palestras - sábado Data e horário: 05/10/2013 das 9 às 18 horas Intolerância: Preconceito ou incompreensão? - das 9h30 às 11 horas Marcelo Reis Clemente - Mestre em Educação e Saúde , pedagogo é psicopedagogo clínico e institucional. Professor de pós-graduação, consultor pedagógico e empresarial, palestrante com experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas. É responsável pelo Blog www.rumosdainclusao.blogspot.com.br e docente da área de Tecnologia da Informação do Senac Consolação. A Inclusão no Trabalho Começa na Empresa ou na Família? - das 11 horas às 12h30 Marta Gil - Consultora, socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e colunista da Revista Reação. Autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no Senai. Ver o Outro: dialogar e compreender para incluir - das 13h30 às 14h30 Roseli Behacker Garcia - Graduada em Letras, pós-graduada em Linguagem das Artes e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Profissional da área de Recursos Humanos há 17 anos, ministrando palestras sobre inclusão, mercado de trabalho, motivação. Representou o Brasil no Congresso Internacional para Mulheres com Deficiência Visual no Canadá em 1996. Atriz há oito anos pela Oficina dos Menestréis dirigida por Deto Montenegro. Eu Posso Você Pode – A capacitação profissional enquanto ferramenta educacional para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho – das 14h30 às 15h30 Pedro Paulo Zogbi - Psicólogo, especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação da PUC. Experiência em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, atuação com programas de Responsabilidade Corporativa em Diversidade. Docente do Senac Consolação, atuando na capacitação de jovens e em programas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo. Segurança no Trabalho e o Compromisso de Incluir – das 15h30 às 16h30 Silvana Cambiaghi - Arquiteta, mestre em desenho universal pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, desenvolve trabalho na Prefeitura de São Paulo sobre acessibilidade. É fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), membro do grupo de trabalho da revisão de Normas Técnicas de acessibilidade da ABNT. É docente de cursos de Mestrado em Design e em Tecnologia Assistiva. Ministra palestras no Brasil e no exterior e ganhou no ano de 2000 o prêmio internacional "Horizontes que convergem" conferido pela Universidad de Guanajuato (México). Autora do livro, "Desenho Universal: Métodos e Técnicas para arquitetos e Urbanistas" Editora SENAC São Paulo 2007. Apresentação artística com Roseli Behacker Garcia – das 16h45 às 17 horas. |
Informações e inscrições:
sábado, 22 de junho de 2013
O Senac São Paulo,
realizará dia 29 de junho, das 09 às 18h30 o
5º Encontro Brasileiro de Mediadores - Educação para Vida e para o Trabalho: desenvolvendo competências para o século 21.
Excelente oportunidade para reflexão sobre
mediação e práticas pedagógicas.
Evento imperdível para todos
envolvidos com educação formal,
profissionalizante e corporativa!
EVENTO
GRATUITO!
Data
e Horário: 29/06/2013, das 8h30 às 18h30
Preço:
Participação gratuita e aberta ao público. (Necessário fazer inscrição no site
do senac)
Local: Senac
Consolação - R. Dr. Vila Nova, 228 - Centro - São Paulo/SP - Fone: 11.2189-2100
Público-alvo: Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos,
profissionais de recursos humanos e educadores em geral.
Inscrições
no site do Senac :
http://www.sp.senac.br/jsp/ default.jsp?newsID=DYNAMIC% 2Coracle.br.dataservers. ContentEventDataServer18% 2CselectEvent&template=946. dwt&event=1730
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Palestra
1:
Sociedade do Século 21 - Valores e Princípios - A Importância do Diálogo na
Educação.
Data e horário: 29/06/2013 das 9 horas
às 9h55
Palestrante: Paulo
Ravagnani - Formado em Filosofia e Oratória pela organização Internacional Nova
Acrópole. É professor de oratória, conhecimento comportamental e filosofia.
Palestra
2:
Importância da Empatia, Afetividade e Família na Relação Educativa. Que
educadores precisamos?
Data e horário: 29/06/2013 das 10h20
às 11h50
Palestrante: Lorenzo
Tébar – Licenciado em filosofia e letras, com especialização em psicologia pela
Universidade de Barcelona e doutor em filosofia e ciências da educação pela
Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri. Investiga a teoria da
mediação e o perfil do professor mediador, ao lado de Reuven Feuerstein, e a
pedagogia da mediação no processo de ensino-aprendizagem.
Palestra
3:
Ciberespaço e a Nova Visão das Práticas Pedagógicas
Data e horário: 29/06/2013 das 11h50 às
12h20
Palestrante: Sandra
Maria Dotto Stump - Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São
Paulo e docente do programa de pós-graduação da Universidade Presbiteriana
Mackenzie.
Palestra
4:
O Choque de Gerações no Mercado de Trabalho - O jovem e seu momento atual.
Data e horário: 29/06/2013 das 12h20 às 13 horas
Data e horário: 29/06/2013 das 12h20 às 13 horas
Palestrante: Marcelo
Reis Clemente - Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. É
Pedagogo e psicopedagogo clínico e institucional, professor de cursos de
pós-graduação, consultor pedagógico e empresarial e palestrante com experiência
em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Palestra
5:
Quais as contribuições da Mediação na Formação de Mentes Críticas?
Data e horário: 29/06/2013 das 14
horas às 16h20
Palestrante: Lorenzo
Tébar – Licenciado em filosofia e letras, com especialização em psicologia pela
Universidade de Barcelona e doutor em filosofia e ciências da educação pela
Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri.
Palestra
6:
Fechamento e Conclusões - Propostas e Reflexões Construídas com os
Participantes
Data e horário: 29/06/2013 das 17
horas às 18h30
Palestrante: Lorenzo
Tébar- Licenciado em filosofia e letras, com especialização em psicologia pela
Universidade de Barcelona e doutor em filosofia e ciências da educação pela
Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri. terça-feira, 18 de junho de 2013
III Encontro de Pedagogia Hospitalar de Blumenau
A noite de abertura do III Encontro de
Pedagogia Hospitalar do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, na última quinta-feira, dia 13/06, foi marcada por emoções, apresentações e
compartilhamento de conhecimento e parceria. Participaram da abertura a
Secretária Municipal de Educação de Blumenau, professora Elenice
Glorinha Lucheta, a Chefe do Departamento de Educação da FURB e
Coordenadora do Projeto de Extensão Pedagogia Hospitalar, a professora
Elenir Reeder Buddag e o diretor científico do Instituto Catarinense de
Desenvolvimento da Saúde – ICDS e médico do, o professor Romero Fenili,
além de outras autoridades e convidados.
Durante a cerimônia, os presentes
puderam assistir a um vídeo produzido pela professora do Projeto
Pedagogia Hospitalar com uma aluna e paciente oncológica de 12 anos, que
mostrou, de maneira emocionante, um pouco da sua história, das
atividades e relatou como o projeto atua na pediatria do Hospital Santo
Antônio.
Os participantes da abertura do evento conferiram também um
pouco da mágica que semanalmente encanta as crianças do HSA, com os
fantoches de Osias Volaski, aluno e atuante no projeto “Doutores
Palhaços”, do Projeto Sorrir, no Hospital Evangélico de Curitiba e
voluntário também em Blumenau.
Prof. Marcelo Clemente, ministrando a palestra de abertura do evento.
A palestra de abertura do III Encontro
de Pedagogia Hospitalar, que encerrou as atividades da noite, ficou por
conta do professor Mestre em Educação, Marcelo Clemente, com o tema:
Intervenções Didáticas Pedagógicas em Classes Hospitalares.
O segundo dia de evento iniciou com a
professora especialista Mirta Pacheco, de Curitiba, que conferiu
palestra sobre a atuação ética e profissional no contexto hospitalar. Na
seqüência, os participantes assistiram à exposição do médico
oncopediatra Dr. Marcelo Rech de Faria, que relatou sua experiência
sobre a relação entre a medicina, a pedagogia e a criança em tratamento
crônico.
E para encerrar o III Encontro de Pedagogia Hospitalar em Blumenau, a convidada foi a professora especialista Jacqueline Schalm, falando sobre biblioterapia e a relação das crianças com os livros e histórias.
E para encerrar o III Encontro de Pedagogia Hospitalar em Blumenau, a convidada foi a professora especialista Jacqueline Schalm, falando sobre biblioterapia e a relação das crianças com os livros e histórias.
Fonte: http://www.hsanbnu.com.br/home/?p=1941
segunda-feira, 17 de junho de 2013
terça-feira, 4 de junho de 2013
“Superfórmula” para a luta contra o câncer infantil.
Todos sabemos que o primeiro passo para a luta contra o câncer é acreditar na cura. Contudo, o tratamento de quimioterapia é difícil, especialmente para crianças. Para ajudá-las a acreditar, a JWTresolveu unir 2 clientes da agência (A. C. Camargo Cancer Center e Warner Bros.) para criar uma ideia capaz de mudar a percepção negativa que as crianças têm sobre o tratamento:
Transformar a quimioterapia em uma “Superfórmula.”
Foram feitas capas para as bolsas intravenosas baseadas em personagens da ‘Liga da Justiça’, criando, pela primeira vez, uma versão do tratamento que fosse amigável para as crianças. Codesenvolvidas com médicos, as capas são fáceis de esterilizar e manusear e atendem a todos os padrões de higiene do hospital.
Foram feitas capas para as bolsas intravenosas baseadas em personagens da ‘Liga da Justiça’, criando, pela primeira vez, uma versão do tratamento que fosse amigável para as crianças. Codesenvolvidas com médicos, as capas são fáceis de esterilizar e manusear e atendem a todos os padrões de higiene do hospital.
Para dar a essas capas um significado mais poderoso, foi produzida uma série especial de animações e gibis nos quais os super-heróis passam por experiências semelhantes àquelas das crianças com câncer, e recuperam suas forças, graças a essa “Superfórmula.”
Uma experiência que foi muito além das capas, dando um novo visual a toda a ala pediátrica: a sala de jogos foi transformada em um Hall da Justiça, os corredores e as portas foram decorados com o mesmo tema, e a fachada ganhou uma entrada exclusiva para esses pequenos heróis.
Uma ideia que, desde que foi implantada, está ajudando as crianças em sua própria luta contra um dos maiores vilões do mundo real.
Confira o vídeo
:
4 jun’13Postado por Guilherme Cury em Brasil, Comunicação, Marketing, Mídia Alternativa,Soluções
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